Congresso Setorial – Setor VI – Santa Catarina – 2 a 4/08

Na avaliação do mestre do Capítulo de Santa Catarina, Padro de Almeida Araújo, o evento teve uma participação efetiva de cirurgiões dos três estados da Região Sul, que vieram de diversas cidades. Destacou também que a presença dos cirurgiões do Rio de Janeiro e São Paulo foram importantes para o acréscimo na qualidade do Congresso, ressaltando a participação do presidente do CBC, Savino Gasparini, com apresentações na área do Trauma. O vice-presidente do Setor VI, Flavio Tomassich destacou o grande aporte de trabalhos científicos, com a participação intensa de acadêmicos. “Este é o segredo para um futuro promissor da cirurgia Brasileira. Parabéns ao Capítulo de Santa Catarina, organizadores do evento, por manter o já tradicional nível dos Congressos Setoriais do CBC”.

O congresso teve atividades cientificas em três salas simultâneas, distribuídas em cirurgia da obesidade mórbida, cirurgia do refluxo gastresofágico, cirurgia do trauma, cirurgia da hérnia e cirurgia oncológica. Foram realizadas duas videoconferências, uma do Prof. Mattox, de Houston, Texas, sobre avanços tecnológicos em trauma e outra de Toronto, Canada, do Prof. Sandro Rizoli, que falou sobre coagulopatia no trauma.

Durante o congresso aconteceu a posse de novos membros e também da diretoria do Capítulo de Santa Catarina para gestão 2018/2019. Houve a outorga da Medalha do Mérito Cirúrgico ao TCBC Portiúncola Caesar Augustus Gorini, de Criciuma – SC