Campanha pelo controle de armas de fogo do Viva Rio inicia programa ‘Stop The Bleed’

Stop The Bleed é uma campanha mundial que tem por objetivo educar o cidadão e agentes públicos a prestar socorro inicial às vítimas de traumatismos, reconhecendo fontes de sangramento que, se não identificadas e facilmente contidas, podem resultar em morte

Campanha pelo controle de armas de fogo do Viva Rio inicia programa ‘Stop The Bleed’ (Foto: Divulgação)

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) aderiram à campanha pelo Controle das Armas de Fogo, iniciada pelo Viva Rio em parceria com o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e várias instituições da sociedade civil.

As duas instituições (CBC e SBAIT) iniciam, nesta quinta-feira (25), no Hospital Municipal Albert Schweitzer, o programa Stop The Bleed (pare o sangramento, salve uma vida) para treinar no controle do sangramento agentes públicos e lideranças comunitárias da região do bairro de Realengo, onde está localizado o hospital.

Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgiões grande parte das mortes e incapacidades permanentes em decorrência de trauma poderia ser evitada se houvesse tratamento inicial rápido e eficiente. No Brasil, das mortes violentas não intencionais 76% foram cometidas por armas de fogo. E o número de armas de fogo em mãos de civis cresceu 94% entre 2018 e maio de 2021, segundo o Anuário de Segurança Pública.

Em diversos casos, podemos ajudar mesmo com poucos recursos. Algumas medidas simples, tomadas por pessoal leigo sensibilizado e bem treinado, no local do evento, podem salvar uma vida.

O Stop The Bleed é uma campanha mundial liderada pelo American College of Surgeons (ACS), através de seu Comitê de Trauma, e tem por objetivo educar o cidadão e agentes públicos a prestar socorro inicial às vítimas de traumatismos, reconhecendo fontes de sangramento que, se não identificadas e facilmente contidas, podem resultar em morte.

Até 2018 já foram treinadas aproximadamente 900 mil pessoas no mundo, fazendo a diferença em 102 países.

O Hospital Municipal Albert Schweitzer é unidade referência no atendimento às vítimas de trauma na rede municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Em 2023 a unidade já atendeu 122 pessoas vítimas de armas de fogo, sendo sete crianças.

Serviço:

Local: Hospital Municipal Albert Schweitzer, Rua Nilópolis, 239 – Realengo, Zona Oeste do Rio
Data: 25 de maio, quinta-feira, às 10h
Instrutor: Dr. Hélio Machado Vieira Junior, do American College of Surgeons e coordenador da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal Albert Schweitzer.

 

Matéria: Tupi.FM