Informe semanal “Ciência em Dia”

 

INFORME 20: Impacto da provável sarcopenia (PS) pré-operatória na sobrevida de pacientes oncológicos submetidos a operações de grande porte.

Pacientes cirúrgicos com comprometimento do estado nutricional (desnutrição) e que têm alteração da composição corporal e funcionalidade (sarcopenia) têm risco aumentado de eventos adversos, como demonstram os autores do trabalho “Associação entre provável sarcopenia pré-operatória e sobrevida de pacientes oncológicos submetidos a operações de grande porte“.

 

 

 

 

 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

INFORME 19:  “Desenvolvimento e aplicação de um modelo porcino para treinamento de acesso venoso central guiado por ultrassonografia” 

O treinamento de futuros médicos ou de jovens  profissionais formados é essencial para minimizar eventos adversos, quando essa prática é realizada em anima nobili.  Isso, infelizmente, parece ser a  realidade em países onde os recursos são escassos para adquirir modelos de simulação dispendiosos. Os autores do trabalho “Desenvolvimento e aplicação de um modelo porcino para treinamento de acesso venoso central guiado por ultrassonografia” discutem alternativas viáveis.   

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

INFORME 18: “Tratamento cirúrgico do megaesôfago recidivado”

Esta semana escolhemos o artigo “Tratamento cirúrgico do megaesôfago recidivado” como destaque. Braga e colaboradores, da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp, Departamento de Cirurgia – Campinas – São Paulo – Brasil, avaliaram r26 pacientes com megaesôfago chagásico ou idiopático, tratados cirurgicamente e que tiveram recidiva da disfagia. Foram considerados aspectos clínicos, endoscópicos e radiográficos, sendo esses avaliados conforme os procedimentos cirúrgicos realizados.”

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 17: “Os custos hospitalares e desfechos clínicos de pacientes submetidos a hernioplastias inguinais e incisionais “

Os custos hospitalares e desfechos clínicos de pacientes submetidos a hernioplastias inguinais e incisionais é o tema do Ciência em dia, desta semana. O trabalho do grupo do Prof. Aguilar-Nascimento, idealizador do projeto ACERTO. compara estes procedimentos antes e após a implantação do protocolo multimodal ACERTO.  

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 16: ” A importância da análise descritiva”

Nunca antes foi tão importante ler adequadamente um artigo científico, e para tal, é fundamental entender as bases da estatística. O ciência em dia desta semana recomenda o artigo:

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

INFORME 15: “Ensino e Treinamento em Cirurgia Robótica”

O Ciência em Dia desta semana recomenda a leitura do artigo “Nota educacional: ensino e treinamento em cirurgia robótica. Um parecer da Comissão de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica”, sem dúvida de interesse para toda a comunidade cirúrgica.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

INFORME 14: 

Em um país  de sol como o Brasil, em que o número de idosos aumenta, é importante conhecer os fatores associados ao melanoma neste grupo. Este é o tema abordado pelos autores do trabalho escolhido pelo Ciência em dia deste semana.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

INFORME 13: ” Por que o meu trabalho é recusado?”

O Ciência em Dia  desta semana recomenda a leitura do primeiro artigo da série de editoriais objetivando responder à pergunta “porque o meu trabalho é recusado?

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

INFORME 12 ” Experiência da ressecção pancreática por via robótica”.

O destaque da semana do Ciência em Dia vai para o trabalho do grupo paulista do Dr. Marcel Autran Cesar Machado, que mostra a experiência da ressecção pancreática por via robótica. Os autores ressaltam a importância da realização deste procedimento em centros especializados.

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

INFORME 11 “Retomada das cirurgias bariátricas e metabólicas”

O Ciência em Dia desta semana destaca o trabalho que aborda as recomendações do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para o retorno às cirurgias bariátricas e metabólicas em regiões epidemiológicas flexibilizadas, no período de pandemia COVID-19.

(Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 10 “Uma breve história de uniformes médicos”

Em tempos complexos, quando as imagens de médicos estão associadas a EPIs (equipamentos de proteção individual), um pouco da história sobre os uniformes usados por médicos é apresentado no trabalho de O’Donnell e colaboradores: Uma breve história de uniformes médicos: da história antiga aos tempos da COVID-19! Curiosidades à parte, a cultura engrandece a história!
Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 

INFORME 09 “Cirurgia Segura”

A segurança do paciente cirúrgico depende de vários fatores, dos quais, o processo de qualidade é essencial. Os autores do trabalho “Cirurgia segura: análise da adesão do protocolo por médicos e possível impacto na segurança do paciente” mostram a importância da adesão a protocolos e como melhorar a mesma, quando isso não acontece.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 08 “Câncer Colorretal”

O câncer colorretal tem aumentado de maneira significativa, no mundo e no Brasil. Em especial, o incremento entre indivíduos mais jovens e que apresentam tumores mais agressivos, requere a revisão de algumas políticas públicas. O artigo Câncer colorretal em pacientes com idade inferior a 50 anos – experiência em cinco anos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 07: ” O cirurgião de trauma e emergência na era da pandemia de COVID-19

Entender como os profissionais da saúde lidam com a realidade de trabalho no dia a dia é essencial, em especial em épocas de crise, como a atual. Neste sentido, os autores do trabalho “O cirurgião de trauma e emergência na era da pandemia de COVID-19” realizaram pesquisa eletrônica com cirurgiões de trauma sobre a percepção que têm no tocante à disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI) e o papel do cirurgião nesta pandemia. A constatação de que há falta de condições adequadas é alerta importante para se discutir o tema qualidade e segurança em Cirurgia”. Confira!

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 06: Princípios essenciais da estatística

Ler, avaliar, criticar e concluir sobre um trabalho científico demanda conhecimento sobre os princípios essenciais de estatística, algo que os médicos pouco dominam. Neste sentido, a coluna do estatístico tem como objetivo abordar aspectos básicos, mas fundamentais, do método científico, de forma simples e objetiva. Visite a sessão, em que dois temas estão disponíveis!

Maria Isabel T. D. Correia – Editora-chefe da Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

LEIA OS ARTIGOS ABAIXO NA ÍNTEGRA

http://www.revistadocbc.org.br/detalhes/597/estatistica—consideracoes-praticas

http://www.revistadocbc.org.br/detalhes/614/qualidade-da-pesquisa-%E2%80%93-tamanho-amostral

INFORME 05: Realimentação pós-operatória

Esta semana indicamos a leitura do trabalho “Uso da realimentação pós-operatória ultra precoce e seu impacto na redução de fluidos endovenosos” pois é a continuação dos princípios multimodais que impactam na evolução pós-operatória.

LEIA OS ARTIGOS NA ÍNTEGRA

INFORME 04: O protocolo Enhancing Recovery After Surgery (ERAS)

O cuidado cirúrgico do paciente vai além do ato operatório. Neste sentido, cuidados multimodais têm sido amplamente reconhecidos como essenciais no controle e diminuição de morbimortalidade. O protocolo
Enhancing Recovery After Surgery (ERAS) foi pioneiro em divulgar a relevância desses cuidados.
Neste trabalho, Olle Ljungqvist e colaboradores apresentam a experiência do ERAS na América Latina.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME 03: Surgical Ethics

O informe Ciência em Dia destaca esta semana o artigo da médica colombiana Diana Cardenas, pubicado na edição online da Revista do CBC: “Surgical ethics: a framework for surgeons, patients, and society”.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME  02: câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas ainda que não seja um dos tumores mais comuns no Brasil, representa 4% das mortes por neoplasia no país. Um dos fatores que contribui para o mau prognóstico é o diagnóstico, em geral, tardio. O trabalho do grupo da Faculdade de Medicina da UFMG, intitulado “Fatores prognósticos pré-operatórios em pacientes com adenocarcinoma ductal da cabeça do pâncreas” indica os principais fatores associados com a evolução desfavorável. Leia o artigo publicado na Revista do CBC

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

INFORME  01 – Qualidade e Segurança em tempos de COVID-19

Na coluna do estatístico publicamos considerações práticas sobre a relevância da estatística.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA