Manual de Cirurgia Segura do CBC

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões está disponibilizando a versão em PDF para download do Manual de Cirurgia Segura, lançado em 2014 e distribuído em diversos eventos da entidade. Com 30 páginas, apresenta os seguintes temas: a cirurgia segura é uma prioridade em saúde pública, cirurgias seguras salvam vidas, lista de verificação de segurança cirúrgica da OMS, algoritmo de cirurgia segura e como executar a verificação em detalhes.

CONFIRA A VERSÃO EM PDF PARA DOWNLOAD

Manual Cirurgia Segura_Page_01

Segundo o presidente do CBC, TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho, a publicação é um “checklist” cirúrgico com o objetivo de contribuir para a plena percepção do risco, primeiro passo para a mudança ou esforço visando uma prática cirúrgica segura e efetiva. “O manual é a primeira ação do Programa de Cirurgia Segura do CBC, que valorizará os avanços atuais e priorizará as evidências”.

Na visão do ex-presidente do CBC, ECBC Edmundo Ferraz, a instituição deu um  grande passo com a divulgação do Manual que irá se integrar aos esforços da Anvisa e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), contribuindo na utilização do “checklist” nos hospitais brasileiros. O ex-presidente é consultor das duas entidades.