Humberto Barreto

Humberto Barreto 1957-1959

Visitas a hospitais

Essa diretoria foi empossada quando o CBC completava 28 anos de existência e possuía 630 membros. O presidente Humberto Barreto iniciou o seu mandato promovendo as sessões hospitalares, nova forma de divulgar o CBC. A diretoria e alguns membros visitavam os maiores hospitais do Rio de Janeiro para debater diversos assuntos com os colegas “O CBC não poderá permanecer no âmbito de suas salas, restrito às reuniões científicas sem ecos e sem frutos. Precisamos fugir da plana linha da rotina em que vivemos. Somos profissionais de uma arte, cada vez mais ciência, que se prende intimamente à sociedade “, disse Humberto Barreto em um de seus discursos numa Sessão Solene do CBC.

O ponto culminante da diretoria foi a promoção do VI Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro, na sede da Academia Nacional de Medicina, de 26 a 30 de julho de 1959, data em que o CBC completava 30 anos de fundação. A proposta foi a de fazer um congresso meramente nacional, sem a apresentação de convidados estrangeiros e com a realização de sessões operatórias em diversos hospitais públicos da capital.

No mandato, reconheceu-se por consenso, a necessidade de transformar o Boletim em Revista eficiente, de modo a aumentar os interesses dos membros do CBC, para que lhes assegurasse a divulgação dos trabalhos apresentados. Foi igualmente reconhecido que a existência de uma revista de bom padrão seria um bom meio para estabelecer permutas com revistas estrangeiras e nacionais, com positiva repercussão no desenvolvimento da biblioteca.

Na gestão de Humberto Barreto, o Capítulo de São Paulo teve uma intensa atividade científica na capital e nas cidades do interior. Em 1957, aconteceu uma Sessão Solene em conjunto com a Academia de Medicina de São Paulo e o Departamento de Cirurgia da Associação Paulista de Medicina, comemorativa ao tri-centenário do médico inglês Willian Harvey, descobridor da circulação sanguínea no corpo humano.

Clique aqui para conhecer a 15ª Diretoria (1957 – 1959).