José Wazen da Rocha

José Wazen da Rocha 2002-2003

Sociedades cirúrgicas

A perseverança e a tenacidade de José Wazen da Rocha permitiram que ele desenvolvesse uma gestão marcante, apesar de enfrentar sérios problemas de saúde. Em seu primeiro discurso de posse, manifestou o desejo de ver a presidência do CBC ser exercida, no futuro, por um membro que não fosse oriundo apenas dos Estados do Rio ou São Paulo.

O presidente se preocupou em unir esforços entre as diversas entidades cirúrgicas para terem forças em suas reivindicações na área da defesa profissional. Por isso criou um grupo que se reuniu diversas vezes para discutir resoluções do CFM, da AMB e do CNRM quanto às restrições para as áreas de atuação dos cirurgiões.

Incentivou os capítulos na realização de diversos eventos, como foi o caso do V Congresso Norte-Nordeste de Gatroenterologia, realizado em setembro de 2003, em São Luis, no Maranhão, com a presença de 58 convidados nacionais e um internacional. Sob a coordenação do 1º vice-presidente José Reinan Ramos, aconteceram a expansão dos congressos regionais de cirurgia, com a realização de eventos em Maceió, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, no seu Diretório foi aprovada a realização dos congressos brasileiros de cirurgia fora do eixo Rio-São Paulo, tornando-os alternados com as duas capitais.

Na sede do CBC empreendeu uma série de modificações estruturais como a informatização da biblioteca, a assinatura de seis revistas internacionais para acesso através do site da entidade e a reforma do terceiro andar da sede, além da modernização dos equipamentos de refrigeração do Centro de Convenções.

Na área empresarial conseguiu o apoio de empresas aos eventos e atividades do CBC, com destaque para o XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado em Porto Alegre, em 2003, o segundo fora do eixo Rio-São Paulo em toda a história da entidade.

Clique aqui para conhecer a 33ª Diretoria (2002 – 2003).