Ruy Ferreira Santos

1983-1985-ruy-ferreira-santos

Qualificação de especialistas

“Ruy Ferreira Santos deu ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, com sua cultura, elegância e boas maneiras, uma direção tranqüila e segura. Com seu enorme prestígio como professor e cirurgião conseguiu unir ainda mais os membros do Colégio em sua finalidade de aperfeiçoar a cirurgia brasileira”, lembra-se Augusto Paulino Netto, que também foi diretor-tesoureiro na gestão de Ruy Ferreira Santos.

Em dezembro de 2000, ao receber o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em reconhecimento por sua trajetória na entidade, Ruy Ferreira Santos disse: “Eu me permito sugerir que o CBC, ao executar a sua missão de formar cirurgiões, fomentar pesquisas inovadoras e propugnar pelo profissionalismo ético, desenvolva um programa restaurador. Um programa educativo, até mesmo junto às escolas médicas, no sentido de que os jovens cirurgiões questão se formando tenham preparação teórica e prática para recuperar o respeito à dignidade das pessoas,para reaver a boa relação médico-paciente, reumanizar a medicina e a cirurgia, trazendo o amor onde ele tem faltado”, concluiu.

Na gestão de Ruy Ferreira Santos o CBC passou a prestar ao Conselho Federal de Medicina uma importante colaboração no processo de qualificação de especialistas. A realização das provas ficou sob total responsabilidade da entidade, que forneceu aos aprovados, o Título de Especialista em Cirurgia Geral.

Incentivando os novos cirurgiões, Ruy Ferreira Santos promoveu o primeiro seminário sobre residência em Cirurgia, durante o V Congresso em Cirurgia do Centro Oeste Brasileiro. Em julho de 1983 foi aprovada a instalação da biblioteca do CBC.

No seu último ano de mandato, preocupado com a qualidade dos hospitais, principalmente em função do treinamento e habilitação de novos cirurgiões, Ruy Ferreira Santos implantou a Comissão Especial Permanente de Qualificação de Hospitais (atual Comissão Especial Permanente de Acreditação de Hospitais). Prevendo a relevância do tema, o presidente do CBC convidou o representante do American College of Surgeons na Joint Commission International, André Vegas, a proferir uma conferência sobre Acreditação em Hospitais no 17º Congresso Brasileiro de Hospitais, realizado em 1986.

Clique aqui para conhecer a 26ª Diretoria (1983 – 1985).