Informe CBC on line

cabecalho-newsletter
NOVAS PARCERIAS DO CBC
Centro de Convenções – CECON
A terceirização do CECON foi mais uma ação da Presidência e 1ª Vice-Presidência, com apreciação e aprovação pelo DN em várias reuniões realizadas desde o primeiro semestre de 2012. O CECON apresentava resultados financeiros deficitários e em agosto do corrente ano foi estabelecida a parceria com uma empresa de administração de centros de convenções, que em 3 meses já apresentou resultados positivos. Esta receita alternativa da Instituição será revertida para fomentar eventos científicos, patrocinar cursos de treinamento e outras atividades de educação continuada visando contemplar todos os capítulos, uma das missões do Colégio.
Uso da Marca – “Naming Rights”
Com sugestão e apoio do Conselho Superior do Colégio Brasileiro de Cirurgiões para criação de receitas alternativas, o Presidente e 1º Vice-Presidente sob a aprovação do Diretório Nacional têm trabalhado e conseguido avançar, primeiro o contrato de “Naming Rights” associando o nome de empresa parceira ao CBC para denominar o CECON gerando uma receita líquida anual expressiva, com custo zero para a Instituição e que também será aplicada em educação continuada para os membros do CBC em todo o Brasil. A comercialização de espaços no novo SITE, nas revistas impressa e eletrônica hoje é uma realidade, tendo estas receitas a mesma destinação, educação continuada, treinamento, que serão oferecidos aos membros. Estas formas de receitas estão sendo geradas por contratos estabelecidos de forma ética, sem conflito de interesses, preservando a Marca CBC.
REVISTAS DO CBC
Captura de Tela 2013-09-29 às 21.32.26
Na edição 40, a principal publicação científica do CBC apresenta um novo projeto gráfico para a capa, aprovado neste DN. A revista é enviada para seus membros e está disponível no Scielo e Medline. O diretor de publicações TCBC José Eduardo Ferreira Manso e o ECBC Oswaldo Malafaia têm trabalhado incansavelmente para melhorar cada vez mais a classificação da Revista CBC. Em 23 e 24 de Outubro eles participaram, em São Paulo, de uma reunião para a implementação da submissão on-line dos artigos recebidos para publicação. Este sistema será implementado brevemente. O próximo passo é a profissionalização plena da revista com apoio total do presidente, o TCBC Armando de Oliveira e Silva e o 1º vice-presidente, TCBC Fernando David. O CBC recentemente colocou à disposição dos leitores a versão eletrônica da Revista CBC para publicação de relato de casos, processo iniciado na gestão do ex-presidente, o TCBC Gaspar de Jesus Lopes.
CONGRESSOS E EVENTOS CIENTIFICOS DO CBC
O presidente do CBC, TCBC Armando de Oliveira e Silva e ou seus representantes participaram de todos os eventos científicos oficiais do CBC ao longo da gestão: Congressos Setoriais, Jornadas Científicas, Simpósios, Fóruns e outros, nos Capítulos do CBC onde os eventos aconteceram, participando e prestigiando as posses de novos membros e de homenagens que contemplaram membros do Colégio.
NOVO ROL DE PROCEDIMENTOS POR VIDEOCIRURGIA DA ANS
A inclusão de 28 procedimentos por videocirurgia no novo rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde foi uma conquista do CBC, em trabalho conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL), com o apoio total do presidente do CBC, o TCBC Armando de Oliveira e Silva e participação ativa do diretor de Defesa Profissional, o TCBC Heladio Feitosa.
VIDEOCIRURGIA NO SUS
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões foi convidado pela Secretaria de Atenção à Saúde – MS, para participar do Grupo de Trabalho sobre Videocirurgias no âmbito do SUS junto à Coordenação Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde (CGMAC). O presidente, TCBC Armando de Oliveira e Silva, o 1º vice-presidente, TCBC Fernando David e o diretor de Defesa Profissional, o TCBC Heladio Feitosa, juntamente com representantes de outras sociedades têm participado das reuniões no MS em Brasília, para inserção de novos procedimentos por videocirurgia na tabela do SUS. O grupo trabalha também para a definição sobre os valores dos honorários médicos dos procedimentos inseridos.
ESTREITANDO RELAÇÕES COM SOCIEDADES PARCEIRAS
O CBC está estreitando cada vez mais relações com sociedades parceiras como a SOBRACIL, SBCBM, SBAIT, SBCO e tantas outras e se unindo na luta por interesses comuns, com papel importante do Presidente, 1º Vice-Presidente e o Diretor de Defesa Profissional, sempre apoiados pelo Diretório Nacional.  O CBC sempre é consultado pela AMB sobre a definição de Área de Atuação para algumas sociedades e vem emitindo pareceres favoráveis para a configuração deste status, como por exemplo, já definido para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
 

 

Veja abaixo outras realizações do atual Diretório Nacional 
Newsletter do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Novembro/2013 Nº63

O CBC E A FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO GERAL
Membro ACADÊMICO

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A modalidade mais recente de membro do CBC, o Membro Acadêmico, já é uma realidade. O Presidente TCBC Armando de Oliveira e Silva muito lutou para conseguir realizar este sonho antigo.Desde a criação desta modalidade dezenas de Membros Acadêmicos ingressaram na Instituição por este país afora. O Membro Acadêmico será o cirurgião do futuro e o CBC está colaborando para isto.

Residência Médica

O CBC tem papel importante na formação do cirurgião brasileiro. O Presidente, apoiado pelo Diretório Nacional, tem sido incansável em apoiar a presidente da Comissão Permanente de Residência Médica, TCBC Elizabeth Gomes dos Santos, que vem de forma determinada buscando junto à CNRM a ampliação de 2 para 3 anos o período de treinamento do cirurgião, mesmo encontrando todas as resistências que são conhecidas. O Presidente, o 1º Vice-Presidente e a Presidente da Comissão participaram em Brasília da plenária da CNRM onde foram apresentadas as Matrizes Curriculares para a formação do cirurgião.
Treinamento e estágios em cirurgia 
O presidente da Comissão Permanente de Treinamento e Estágios em Cirurgia Geral, TCBC Paulo Roberto Corsi, está trabalhando para adequação e cumprimento com rigor das Normas Gerais e Específicas pelas instituições credenciadas, que vêm sendo avaliadas para a manutenção e renovação do credenciamento, além de efetivar os novos credenciamentos, fazendo para isto visitas regulares às instituições e apresentação de relatórios para a apreciação e homologação pelo Diretório Nacional.
Convênios com instituições para treinamento do cirurgião
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões está em tratativas para firmar convênios com algumas instituições especializadas no treinamento do cirurgião nas áreas de VIDEOCIRURGIA, CIRURGIA ROBÓTICA, procurando abranger todas as especialidades cirúrgicas
SERVIÇOS PARA OS MEMBROS DO CBC
O presidente TCBC Armando de Oliveira e Silva e o 1º vice-presidente TCBC Fernando David com apoio e aprovação do DN, implantaram alguns serviços para atender aos interesses dos membros do CBC.
Prontuário eletrônico
O CBC está estabelecendo parceria com um grande portal de sistema de saúde para gestão das informações de seus pacientes em ambiente seguro de 100%. O Colégio Brasileiro de Cirurgiões estará subsidiando o primeiro ano do serviço que será gratuito para os seus membros e aqueles que tiverem interesse poderão, a partir do segundo ano, manter o serviço com um custo de manutenção de R$24,00 mensais, com correção anual pelo IGPM.
Campus RIMA
site rima
O convênio com o portal do Campus RIMA (Rede Informática de Medicina Avançada, vinculado à Fundação Biblioteca Central de Medicina) proporciona mais uma ferramenta de pesquisa e estudo, com acesso gratuito on-line exclusivo para membros do CBC para consulta a mais de 2.400 periódicos. Este serviço foi implantado pelo ex-presidente, TCBC Gaspar de Jesus Lopes, e mantido pelo presidente, TCBC Armando de Oliveira e Silva.
Seguros com descontos especiais
Seguros de vida, residencial, automóvel, de viagem, equipamentos, consultório e até previdência privada, poderão ser feitos através da parceria que o Colégio Brasileiro de Cirurgiões estabeleceu com a SLICE – Consultoria de Seguros e as principais seguradoras do país, iniciativa do Presidente e 1º Vice-Presidente com apreciação e aprovação pelo Diretório Nacional
Novo site
O Presidente e 1º Vice-Presidente, com apoio do Diretório Nacional, contrataram uma nova empresa para a reestruturação total do SITE do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que foi inaugurado durante o XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia, realizado no Rio de Janeiro.  O maior objetivo deste serviço foi atender de forma plena os seus membros na utilização de um SITE funcional, oferecendo todos os tipos de informações e praticidade, como na atualização de endereço e outros dados, consultar a Revista e Boletim CBC, pesquisas de periódicos na RIMA, estudo dirigido preparado pelo Diretor de Biblioteca o TCBC Arídio Geraldo Ornellas do Couto Filho, Videoteca com conferências internacionais e procedimentos cirúrgicos, acesso restrito para o público obter informações sobre cirurgias, etc. O Site está totalmente profissionalizado e em futuro breve o membro poderá pagar sua anuidade em diversas modalidades,  como boleto, cartão de crédito e débito. Os Capítulos que demonstrarem interesse poderão utilizar a plataforma já estruturada do SITE com custos módicos.
Setor de comunicação do CBC
O CBC reestruturou o Setor de Comunicação estabelecendo um novo contrato com a Libertta Comunicação, empresa com expertise na área e que está dedicando maior carga horária ao CBC. O sócio da empresa é responsável por alimentar todos os veículos de comunicação da Instituição como informes e notícias no Site, Boletins Impressos e Informe On-line, publicações em redes sociais em que o CBC está inserido. Ele está disponível para informar aos membros, sobre todas as notícias relevantes, na parte científica e nos temas sobre defesa profissional e assessora o Presidente e o 1º Vice-Presidente. A Libertta prestou um trabalho interno muito importante na preparação e durante o XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia – RJ. A empresa criou, sob orientação da Presidência e 1ª Vice-Presidência, o Manual Institucional do CBC. O Setor de Comunicação está disponível para orientar e apoiar todos os Capítulos em suas respectivas demandas.
Setor de informatica
O Setor de Informática no CBC sofreu total reestruturação, iniciada na gestão do ex-presidente, TCBC Gaspar de Jesus Lopes e continuada pelo presidente, TCBC Armando de Oliveira e Silva, com modificação de toda a infraestrutura até a aquisição de equipamentos de última geração como servidores, periféricos e outros. Novos softwares foram instalados para estruturar com segurança a base de sustentação para o SITE e o Sistema Operacional do CBC. O setor está sob responsabilidade de um novo parceiro com expertise na área.
Assessoria jurídica
O CBC contratou um novo Escritório de Advocacia, com um custo menor, mantendo o padrão de qualidade no serviço prestado. O Escritório está avaliando e emitindo parecer sobre todos os contratos antigos e participando da estruturação de novos contratos que estão sendo firmados recentemente e oferecendo assim segurança nas parcerias estabelecidas com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e nos serviços prestados.