Fellowship em Cirurgia de Urgência

Fellowship em Cirurgia de Urgência – Programa A.C.U.T.E (Aprimoramento em Cirurgia de Urgência, Trauma e Emergência)

 

Nos dias atuais com o crescente volume de casos de urgência e emergência no Brasil, demanda de mercado e tendência internacional, se observa a necessidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões dedicar parte de sua atenção à Cirurgia de Urgência e Emergência apresentando soluções em treinamento e aprimoramento afim de suprir estas novas necessidades.

É neste momento de extrema demanda que o Colégio Brasileiro dos Cirurgiões desenvolve o programa A.C.U.T.E. (Aprimoramento em Cirurgia de Urgência, Trauma e Emergência), um programa de DOIS ANOS, que visa prepará-lo para a execução das intervenções básicas e avançadas nos cenários de urgências e emergências cirúrgicas e trauma, de modo a poder prover tratamento adequado e de qualidade para esta população de pacientes. O cirurgião de urgência e emergência é o médico que, conhecedor das bases fundamentais da Cirurgia neste segmento, seja capaz de utilizá-las na execução de operações nos diversos órgãos e sistemas, incluindo os procedimentos básicos de outras especialidades cirúrgicas envolvendo qualquer cenário que se enquadre dentro das urgências e emergências cirúrgicas, buscando aplicar adicionalmente fundamentos específicos e próprios aos pacientes que se encontram agudamente críticos.

Para este cirurgião geral em aprimoramento e formação em cirurgia de urgência, emergência e trauma, a atividade de aprendizado essencial deve ser a interação sob a supervisão de preceptores que lhes orientam sobre os valores, contexto e significado dessas interações. Enquanto os cirurgiões em formação ganham experiência e demonstram crescimento em suas habilidades no cuidar dos pacientes, eles assumem papéis que lhes permitem exercitar estas habilidades com maior independência. O conceito de responsabilidade gradual e progressiva é um dos objetivos centrais do Treinamento em Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

A prática da Cirurgia de Urgência, Emergência e Trauma inclui o cuidado de maneira completa aos pacientes com doenças cirúrgicas agudas do tórax, abdome e seus órgãos; trato respiratório e gastrointestinal; pele; partes moles e órgãos endócrinos. Fornece as bases para a avaliação cirúrgica e cuidado de pacientes em vigência de quadros agudos e que requeiram cuidados intensivos. O cuidado abrange (mas não se limita) a avaliação, diagnóstico e tratamento (cirúrgico e pós-operatório) de doenças cirúrgicas agudas, bem como o adequado seguimento dos pacientes com estas doenças. Assim sendo, o programa A.C.U.T.E. tem o objetivo de preparar o aluno para desempenhar o papel de um cirurgião no nível avançado no cuidado crítico e agudo incluindo todas as urgências e emergências presentes no escopo da cirurgia geral.

 

 

 Instituições credenciadas.

sao-paulo

Credencie a sua instituição

Formulário de Solicitação de Acreditação

Caderno de requisitos