Fellowship em Cirurgia de Urgência

Fellowship em Cirurgia de Urgência – Programa A.C.U.T.E (Aprimoramento em Cirurgia de Urgência, Trauma e Emergência)

 

Nos dias atuais com o crescente volume de casos de urgência e emergência no Brasil, demanda de mercado e tendência internacional, se observa a necessidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões dedicar parte de sua atenção à Cirurgia de Urgência e Emergência apresentando soluções em treinamento e aprimoramento afim de suprir estas novas necessidades.

É neste momento de extrema demanda que o Colégio Brasileiro dos Cirurgiões desenvolve o programa A.C.U.T.E. (Aprimoramento em Cirurgia de Urgência, Trauma e Emergência), um programa de DOIS ANOS, que visa prepará-lo para a execução das intervenções básicas e avançadas nos cenários de urgências e emergências cirúrgicas e trauma, de modo a poder prover tratamento adequado e de qualidade para esta população de pacientes. O cirurgião de urgência e emergência é o médico que, conhecedor das bases fundamentais da Cirurgia neste segmento, seja capaz de utilizá-las na execução de operações nos diversos órgãos e sistemas, incluindo os procedimentos básicos de outras especialidades cirúrgicas envolvendo qualquer cenário que se enquadre dentro das urgências e emergências cirúrgicas, buscando aplicar adicionalmente fundamentos específicos e próprios aos pacientes que se encontram agudamente críticos.

Para este cirurgião geral em aprimoramento e formação em cirurgia de urgência, emergência e trauma, a atividade de aprendizado essencial deve ser a interação sob a supervisão de preceptores que lhes orientam sobre os valores, contexto e significado dessas interações. Enquanto os cirurgiões em formação ganham experiência e demonstram crescimento em suas habilidades no cuidar dos pacientes, eles assumem papéis que lhes permitem exercitar estas habilidades com maior independência. O conceito de responsabilidade gradual e progressiva é um dos objetivos centrais do Treinamento em Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

A prática da Cirurgia de Urgência, Emergência e Trauma inclui o cuidado de maneira completa aos pacientes com doenças cirúrgicas agudas do tórax, abdome e seus órgãos; trato respiratório e gastrointestinal; pele; partes moles e órgãos endócrinos. Fornece as bases para a avaliação cirúrgica e cuidado de pacientes em vigência de quadros agudos e que requeiram cuidados intensivos. O cuidado abrange (mas não se limita) a avaliação, diagnóstico e tratamento (cirúrgico e pós-operatório) de doenças cirúrgicas agudas, bem como o adequado seguimento dos pacientes com estas doenças. Assim sendo, o programa A.C.U.T.E. tem o objetivo de preparar o aluno para desempenhar o papel de um cirurgião no nível avançado no cuidado crítico e agudo incluindo todas as urgências e emergências presentes no escopo da cirurgia geral.

 

 

 Instituições credenciadas.

sao-paulosao-paulosao-paulo

Credencie a sua instituição

Formulário de Solicitação de Acreditação

Caderno de requisitos

 

 

Comissão de Treinamento em C. Geral

 
TCBC ADONIS NASR PRESIDENTE PR
ACBC RODRIGO FARIA CARDOSO MEMBRO MG
TCBC SIMONE VARGAS BENTO MEMBRO MG
TCBC BRUNO MONTEIRO TAVARES PEREIRA MEMBRO SP
TCBC CARLOS NAUFEL MEMBRO PR
TCBC JOSÉ GUSTAVO PARREIRA MEMBRO SP
TCBC PATRICIA LONGHI BUSO MEMBRO PR