Para o Público

CBC apoia a campanha Maio Amarelo 

O CBC, através de sua área de atuação em Trauma e sua Comissão permanente, apoia integralmente a iniciativa do Maio Amarelo, e participará divulgando e estimulando este gesto de humanização no trânsito.

Nos últimos dez anos a Operação Lei Seca era colocada em prática no Rio de Janeiro. Com muitas incertezas e questionamentos da população, a ação conquistou aos poucos o espaço e reconhecimento da população que possui hoje. Além do impacto na mudança de hábito dos motoristas do Rio, os resultados se traduziram em números. As mortes em acidentes de trânsito no estado caíram, no período, 53%, de acordo com dados divulgados pela Secretaria estadual de Governo.

Além disso, houve uma redução em mais de 90% dos feridos de face, com a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e, mais, tarde os ” air bags” nos carros mais modernos. São medidas importantes para o número decrescente de acidentes fatais.

Infelizmente, ainda é alto a letalidade no trânsito. As motos, bicicletas motorizadas e agora patinetes, vêm assustando a população e as autoridades.

É preciso criarmos as normatizações, regramento e acima de tudo conscientização e educação.
Este trabalho vem sendo desenvolvido pela SBAIT, há muitos anos no Brasil, com resultados e ações importantes.

SAIBA MAIS

 

O CBC é a maior entidade de cirurgiões da América Latina

Institucional

Situado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, o CBC mantém a proposta básica desde a sua fundação, em 1929: ser uma instituição científica atuante, preocupada em apresentar para seus membros as discussões sobre a modernidade da cirurgia, valorizando os avanços atuais e priorizando as evidências.
Reconhecida em todo o Brasil desde 1929, O CBC tem procurado atuar em todos os campos relacionados à atividade do cirurgião. A proposta básica é discutir as soluções atuais para as doenças cirúrgicas que atingem pessoas dos mais diferentes níveis sócio- culturais.

 

 

 

A Importância da cirurgia geral

É uma das especialidades médicas mais atuantes em nosso cotidiano, pois é pre-requisito para cancerologia cirúrgica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, coloproctologia e urologia.