93 anos do CBC

Uma cerimônia emocionante marcou os 93 anos do CBC, no último dia 29 de julho, data onde foi comemorado também do dia do cirurgião. Na presença de membros, mestres de capítulos e autoridades, o evento contou com homenagens, entrega de prêmios e uma palestra, que passará a ser apresentada como ato obrigatório da Solenidade do Aniversário do CBC, a “Conferência Magna Orlando Marques Vieira”, que leva o nome de um dos homenageados da noite. O diploma da 1ª Conferência Magna foi entregue ao TCBC Samir Rasslan, que fez a palestra sobre “Cirurgia geral – reflexões”.

A mesa foi composta pelo TCBC Luiz Carlos Von Bahten (Presidente Nacional do CBC), TCBC Pedro Eder Portari Filho (Vice-presidente), TCBC Augusto Cesar Mesquita (Presidente do Conselho Consultivo Superior), ECBC Orlando Marques Vieira (DECANO do Conselho Consultivo Superior), Dra. Viviane Cristina Uliana Peterle – (Secretaria Executiva Comissão Nacional de Residência Médica – MEC) e pelo ECBC Jurandir Marcondes Ribas Filho – (2º Vice-Presidente da AMB).

Entrega do prêmio Oscar Alves feito pelo TCBC Ramiro Colleoni Neto Diretor de Publicações junto com o Presidente TCBC Luiz Carlos Von Bahten e o Vice-Presidente Pedro Portari Filho ao TCBC José Eduardo de Aguilar Nascimento.

Entrega da medalha e diploma do prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões para o ECBC Pietro Accetta pelas mãos do Presidente TCBC Luiz Carlos Von Bahten e do Vice-Presidente TCBC Pedro Portari.

O TCBC Luiz Carlos Von Bahten e o Vice-Presidente TCBC Pedro Portari Filho entregaram o diploma alusivo à Conferência Magna ao TCBC Samir Rasslan.

“Quem está no meio de amigos nunca tem medo de nada. É um prazer estar entre amigos. Agradeço o nome da abertura do evento, que foi instituída com o meu nome. Estou satisfeitíssimo de estar aqui”, professor Orlando Vieira.

“É uma honra estar aqui. Ao invés de passar e compartilhar informações e conquistas, eu aprendi muito no dia de hoje sobre vários aspectos. O que está sendo feito pelo CBC, o futuro do trabalho do cirurgião, em uma perspectiva muito importante apresentada pelo Dr. Samir: caminhar com a prática na beira do leito, mas também com a incorporação de novas tecnologias. O aplicativo do CBC, que mostra a aproximação com os cirurgiões, por meio de inovação. A homenagem ao professor Pietro, trazer a importância da nossa família. Foi muito gratificante”, Viviane Pertele.

“Em nome da AMB, faço questão de agradecer o convívio com o CBC, em especial no seu aniversário. Tenho uma honra muito grande de pertencer a esta entidade. Em quase 40 anos de vida profissional tive a honra de ser mestre do capítulo do PR, hoje membro emérito e também conselheiro fiscal. Pertencer a essa casa é um orgulho muito grande. É a maior da América Latina e uma das três maiores do mundo. Essa grandiosidade se deve não apenas pela quantidade de membros, mas pela qualidade científica muito bem consubstanciada pelos exemplares da cirurgia brasileira. O CBC tem sido um parceiro de primeira linha da AMB”, Jurandir Ribas.

“A liderança e o arrojo do CBC foi que fizeram surgir a FELAC, criada no RJ, em 1973. A nós todos que fazemos parte deste colégio, é um orgulho muito grande pertencer. Temos como modelo alguns cirurgiões que nos inspiram a continuar”, Heládio Feitosa Castro Filho, do Conselho Consultivo Superior e presidente da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC).

O presidente do CBC encerrou a solenidade agradecendo pela noite grandiosa. “Tivemos falas de uma expressão, de uma capacidade como só o professor Orlando, professor Samir conseguiriam trazer. Palavras de sentimento, de dignidade, de coração, referidas ao professor Pietro – todos nós ficamos emocionados, inspirados”. Ele concluiu lembrando que o CBC lidera a cirurgia no Brasil. “E ser líder é ser exemplo. Isso se traduz em acreditar, em confiar. Vivamos o nosso presente intensamente, pois somos seres perfeitamente imperfeitos”, finalizou.