BECA PRETA COM LAPELA VERDE


As becas ou togas são vestes talares. A expressão ‘talar’ vem do latim talus, que significa calcanhar. São vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares. É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem o usa. Essa vestimenta era utilizada no século VI a.C., em Roma. Quando as legiões romanas saiam para as suas conquistas bélicas, os Collegiati acompanhavam os legionários para reconstruir o que fosse destruído pela ação guerreira usando, nesses deslocamentos, uma túnica negra. Assim, essa túnica, beca ou toga representa a reconstrução, o reinício, o recomeço. Posteriormente foi levada para a Inglaterra pelos bizantinos e depois incorporada também na França.

As associações de classe (guildas) as utilizavam para diferenciar os membros que detinham um maior conhecimento científico, considerados os professores, os titulares, que transmitiam o seu conhecimento.

No meio acadêmico, foi na França que a beca foi inicialmente inserida nas instituições universitárias, no século XIII, junto à criação da figura do reitor, com a ideia de diferenciar as pessoas, dando importância para os cargos. Foram assim introduzidas para demonstrar mérito, responsabilidade social, perseverança, conhecimento, humanidade e, acima de tudo, ética. As becas ou togas, se diferenciam pela sua lapela. A cor verde vem da pedra Esmeralda, e é atribuída às áreas da saúde, em especial à Medicina. O verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. É a cor da natureza viva.

Esses símbolos são utilizados de forma estatutária em nossas cerimônias de posse assim como nas sessões comemorativas, pelos Membros Titulares, Ex-Presidentes Nacionais e Presidente Nacional em Exercício. Nessas cerimônias, todos esses membros, devem estar paramentados com suas respectivas medalhas e com a Beca Preta com Lapela Verde.
Passam-se os anos e o que fica são as marcas de um tempo vivido, sentido e vencido. Manter inabalada as nossas tradições, nos mantem firmes ancorados em alicerces que foram “concretados” por gerações de bons exemplos.

Nosso propósito institucional, é o de liderar a cirurgia brasileira. E ser líder, é ser sempre um exemplo!