AMBROISE PARÉ

 

HIPÓCRATES

Conhecido como o Pai da Medicina Ocidental, nasceu na Ilha de Kós foi um médico ateniense que fez uma forte rejeição a explicações supersticiosas e míticas para os problemas de saúde e de como curar doenças. Seu pensamento retorna fortemente durante o período Iluminista. Enquanto muitos pensadores gregos concentravam seus esforços na natureza em geral ou na moral e política, Hipócrates concentrava-se em observar e compreender o funcionamento do organismo humano, na esperança de encontrar explicações racionais e passíveis de controle e manipulação para os males que atingem a saúde humana.
Hipócrates não apenas foi bem-sucedido em rejeitar a superstição, mas foi também capaz de desenvolver a Medicina a ponto de separá-la da Teurgia, composta por práticas religiosas ritualísticas com objetivo de conectar-se à divindade, no caso para recuperação da saúde. A partir de Hipócrates, a Medicina tornou-se uma disciplina independente, o que levou ao surgimento da profissão de médico.

AMBROISE PARÉ

O francês Ambroise Paré nasceu no início do século XVI. Não era médico e iniciou sua carreira como aprendiz de cirurgião-barbeiro. Em 1533 tornou-se aprendiz e, após estudar anatomia e cirurgia, passou a trabalhar. Naquela época acreditava-se que os ferimentos de projetis de arma de fogo eram venenosos e por isso deviam ser tratados com óleo fervente. Em certa ocasião, o suprimento de óleo acabou e Paré inovou, substituindo o óleo quente por uma solução de gema de ovo, óleo de rosas e terebintina, que determinou uma melhora na cicatrização. O fato chamou a atenção do mundo médico e político. Ambroise Paré foi então convidado a exercer a função de Primeiro Cirurgião do Rei Henrique II.

Em 1564 publicou os ‘Dez Livros de Cirurgia’ e, em 1575, aos 65 anos, reuniu todos os seus trabalhos em seu ‘Tratado de Cirurgia’, obra com 26 volumes. As obras de Paré, então Conselheiro e Primeiro Cirurgião do Rei, tinham figuras e retratos de anatomia e instrumentos cirúrgicos. Esses livros e sua atividade profissional deixaram sua marca na história da Cirurgia Mundial, sendo reconhecido como o Patriarca da Cirurgia Moderna.

Na anteface desta medalha esta cunhada a constelação do Cruzeiro do Sul, olhando para o globo terrestre, envolto por um fio em forma de cobra, transpassado em sua base sobre um ramo de loureiro, formando um nó cirúrgico verdadeiro.