Cirurgia em Foco – “A prática de teleconsulta em cirurgia vascular para atendimento no SUS e em clínicas privadas”, com o TCBC Cleinaldo de Almeida Costa (AM)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (22/08) debateu o tema “A prática de teleconsulta em cirurgia vascular para atendimento no SUS e em clínicas privadas”, com a apresentação do TCBC Cleinaldo de Almeida Costa (AM). O TCBC Sidney Raimundo Silva Chalub (AM) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Marcio Valle Cortez (AM) e o ECBC João Bosco Lopes Botelho (AM) participaram como debatedores.  

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 99º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=VzJ4y-26NY0&t=6s

A apresentação

O encontro on-line começou com a contextualização de como surgiu a telemedicina no Brasil. Em seguida, o Dr. Cleinaldo explicou um pouco sobre o funcionamento da telessaúde no Amazonas. Dentro disso, trouxe exemplos para mostrar como a prática possibilita que pacientes em lugares distantes e de difícil acesso no estado sejam atendidos com qualidade e agilidade. Para finalizar, o palestrante trouxe dados sobre como a pandemia de COVID-19 influenciou a telemedicina, tornando essa prática mais acessível e aceita pelo público. 

 

A discussão

O encontro começou com o Dr. João Bosco Botelho trazendo seu ponto de vista quanto à atuação médica virtual e contando sobre como isso possibilitou diversos atendimentos no estado que não seriam possíveis antes da telemedicina. O TCBC Marcio Valle Cortez relatou sua experiência atuando como médico não especialista e como foi importante a telemedicina (a orientação de um especialista para o profissional de saúde atuando em campo) para o atendimento de seus pacientes. Juntos, puderam debater sobre como a prática tem evoluído e dar suas opiniões sobre o futuro da área. O debate foi finalizado com os participantes respondendo algumas perguntas do público e fazendo suas considerações finais. 

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (29/08). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.