RENATO PACHECO FILHO

Nasceu em 1910, no Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1926, tendo concluído seu curso em 1931. Depois de formado, entre os anos de 1931 e 1934, trabalhou como assistente do professor Figueiredo Baena, tanto no Hospital São Francisco de Assis quanto na Santa Casa da Misericórdia.

Entretanto, a maior parte da vida profissional de Renato Pacheco foi desenvolvida no Serviço de Assistência Pública do Distrito Federal, onde foi nomeado cirurgião auxiliar em 1933. Como médico da Assistência Pública do Distrito Federal, trabalhou de 1933 a 1938; e de 1940 a 1952, no Hospital Souza Aguiar, onde se aposentou como chefe de cirurgia.

Foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões nos biênios 1955-1957, 1973-1976 e 1980-1982. Durante sua atuação no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a Entidade experimentou um considerável crescimento. Por sua iniciativa, o Colégio deixou de ser uma entidade fechada, democratizando-se. Ao invés de ter apenas sua sede no Rio de Janeiro, foram estabelecidas também várias representações pelo território nacional.

Na sua primeira gestão frente ao CBC concedeu o Título de Membro Honorário Nacional ao então Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek, durante o V Congresso Brasileiro de Cirurgia. No final da sua segunda gestão deu-se o início da construção da nossa nova sede.

Em 17 de maio de 1984 foi agraciado com a Láurea de Membro Honorário da Academia Brasileira de Medicina. Grande Benemérito do CBC Renato Pacheco Filho deixou sua marca registrada no nosso estatuto:

“Este Estatuto é redigido com o objetivo de servir para consolidação do COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES como a única Entidade verdadeiramente nacional, reunindo médicos militantes em todos os ramos da Cirurgia e de outras especialidades afins”. “Reconhece que o COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES precisa ter todos os seus órgãos estatutários dirigidos democraticamente, por eleição direta entre seus membros, e repudia qualquer forma de direção autoritária. Sustenta que será essa a única maneira de atingirmos os objetivos que nos comandam e que continuarão nos assegurando o propósito de representar dignamente a Cirurgia Brasileira”.

TCBC Renato Pacheco Filho Grande Benemérito do CBC