Prêmio Ivo Pitanguy

premio-pitanguyEm 14 de julho de 1995, a Professora e Membro Emérito do CBC, Dra. Talita Romero Franco, na época Diretora da Seção Especializada de Cirurgia Plástica do Núcleo Central do CBC, encaminhou ao então Vice-Presidente daquele Setor, TCBC Armando de Oliveira e Silva, um ofício solicitando a criação do prêmio “Ivo Pitanguy”, a ser concedido ao melhor trabalho de pesquisa em Cirurgia Plástica, que constituiria um grande estímulo à pesquisa na especialidade e seria uma homenagem a um dos mais importantes e prestigiados cirurgiões brasileiros.

A criação do prêmio foi aprovada na reunião do Diretório Nacional do CBC, realizada no dia 06 de outubro de 1995. O regulamento do prêmio foi aprovado em 08 de março de 1996.

Artº 1º – O Prêmio “Ivo Pitanguy” será concedido anualmente a trabalhos de pesquisa elaborados por cirurgiões brasileiros sobre temas de interesse em Cirurgia Plástica.

Artº 2º – O Prêmio consta de uma medalha com a seguinte inscrição: “Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Prêmio “Ivo Pitanguy”- Data”.

Único – Além da medalha, conferida exclusivamente ao autor, será conferido um diploma ao autor e também aos co-autores.

Artº 3º – Os trabalhos apresentados devem ser inéditos podendo ser em colaboração, sendo exigido o anonimato.

Único – Ao entregar o trabalho, o concorrente apresentará também um envelope lacrado, em cujo interior haverá sua identidade e, por fora, o pseudônimo e o nome do prêmio a que concorre.

Artº 4º – Haverá apenas um trabalho laureado cabendo, se houver merecimento, menções honrosas a outros trabalhos.

Artº 5º – O Presidente do C.B.C., assessorado pelo Diretor da Seção de Cirurgia Plástica, organizará a Comissão Julgadora.

Único – A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) Membros Titulares ou Eméritos do Núcleo Central do C.B.C. pertencentes a Seção de Cirurgia Plástica. Quando o tema do trabalho envolver aspectos de outras especialidades, um e apenas um dos Membros da Comissão Julgadora poderá pertencer a outra Seção que não a de Cirurgia Plástica.

Artº 6º – A Comissão terá prazo de 21 dias para emitir seu parecer e entregar ao Presidente do C.B.C.

Artº 7º – Havendo necessidade de utilizar mais de uma Comissão, estas trabalharão separadamente e emitirão pareceres salientando o mérito do(s) trabalho(s), não podendo avançar no julgamento definitivo sobre a concessão do prêmio.

Artº 8º – Na hipótese do artº 7º, o Presidente do C.B.C. convocará uma reunião conjunta de todas as Comissões, sob sua presidência, quando os pareceres serão lidos e, por votação dos presentes, escolhido o laureado e as possíveis menções honrosa.

Artº 9º – De todas as reuniões serão lavradas atas assinadas pelos presentes.

Artº 10º – Os trabalhos concorrentes ao Prêmio “Ivo Pitanguy” devem ser apresentados datilografados, digitados ou impressos, com suas páginas numeradas e rubricadas com o pseudônimo do autor que, no fim, assinará com o mesmo pseudônimo e deverão se entregues na Secretaria do C.B.C. até o dia 31 de maio de cada ano.

Artº 11º – O Prêmio “Ivo Pitanguy” será entregue na Sessão Solene Comemorativa do Aniversário do C.B.C.

Vencedores do Prêmio “Ivo Pitanguy ”

Ano Nome
1996 Dr. Tercio Abreu da Fonseca
1998 TCBC Paulo Cesar Rodrigues Palma (Campinas – SP)
1999 TCBC Sergio Da Fonseca Lessa (Rio de Janeiro – RJ)
2002 TCBC Marcelo Sacramento Cunha (Salvador – BA)
2003 TCBC Marcelo Sacramento Cunha (Salvador – BA)
2005 Dr. Cicero de Andrade Urban (Curitiba – PR)
2006 TCBC Fabiel Spani Vendramin (Belém – PA)
2007 Não Houve Trabalho Vencedor
2008 Não Houve Trabalho Vencedor
2009 Não Houve Trabalho Vencedor
2010 TCBC Marcelo Sacramento Cunha