Prêmio Renato Pacheco Filho

Artº 1º – O Prêmio “Renato Pacheco Filho” será concedido anualmente a trabalhos na área da Cirurgia elaborado por residente, com no máximo 5 (cinco) anos de formado.

§ Único – O trabalho poderá ter 2 (dois) residentes como colaboradores.

Artº 2º – O Prêmio consta de uma medalha com a efígie do TCBC Renato Pacheco Filho e no reverso a inscrição: “Prêmio Renato Pacheco Filho e a data da outorga”.

§ 1º – Além da medalha, será conferido ao autor um diploma com os seguintes dizeres: “Prêmio Renato Pacheco Filho concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões ao autor do trabalho (nome do trabalho), Dr. (nome do autor), médico residente na área da Cirurgia …………, pelo melhor trabalho apresentado e data da outorga”.

§ 2º – Os Colaboradores receberão apenas diplomas com os mesmos dizeres, substituindo onde se lê autor por colaborador.

Artº 3º – A monografia deve ser inédita, ou seja, não pode ter sido publicada ou apresentada em outro veículo médico.

§ Único – A monografia deverá ser enviada à Secretaria-Geral do CBC, sem identificação do autor, devendo o mesmo criar um pseudônimo e entregar a sua identificação e a da monografia em envelope fechado e lacrado.

Artº 4º – Haverá apenas 1 (hum) trabalho vencedor.

Artº 5º – Caberá ao Presidente do CBC ou a quem ele delegar a indicação dos componentes da Comissão Julgadora.

§ Único – As monografias apresentadas serão julgadas por uma Comissão composta por 3 (três) Membros Eméritos ou Titulares do Núcleo Central do CBC, utilizando, caso o trabalho seja na especialidade de Cirurgia Geral, 3 Cirurgiões Gerais e, caso seja de outras especialidades cirúrgicas, 2 Membros da Seção específica do Núcleo Central e 1 Cirurgião Geral.

Artº 6º – A Comissão terá prazo de 21 (vinte e um) dias para emitir o parecer e entregar ao Presidente do CBC.

Artº 7º – No caso das monografias versarem sob assuntos de mais de uma especialidade, deverão ser constituídas quantas comissões forem necessárias, de acordo com as especialidades, não podendo, nesse caso, nenhuma das comissões emitirá parecer definitivo.

§ Único – Se houver mais de uma comissão julgadora, haverá uma reunião conjunta convocada pelo Presidente do CBC, que a presidirá, e após análise e votação dos membros presentes emitirá o resultado definitivo. As menções honrosas, caso sejam decididas, deverão ser homologadas nessa reunião.

Artº 8º – Todas as reuniões deverão ter atas lavradas e assinadas pelos membros das comissões analisadoras.

Artº 9º – As monografias concorrentes ao Prêmio Renato Pacheco Filho devem ser impressas em 3 (três) vias e em CD, encadernadas, com suas páginas numeradas e rubricadas com o pseudônimo do autor, que no fim assinará com o mesmo pseudônimo.

Artº 10 – O prazo máximo de entrega é 31 de maio de cada ano e a outorga da medalha e menções honrosas será por ocasião da Sessão Comemorativa do Aniversário do CBC no mês de julho.