O médico Paulo Niemeyer Soares Filho, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e autor de “No labirinto do cérebro”, foi escolhido no último dia 18/11 para ocupar a cadeira de número 12 da Academia Brasileira de Letras a partir de 2022, e assumirá o lugar do professor universitário Alfredo Bossi, que faleceu em abril deste ano.
Ele é o terceiro dos cinco novos imortais que estão sendo escolhidos pela instituição na retomada dos trabalhos, após a paralisação que aconteceu por conta da pandemia.
Além de sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer, Niemeyer Filho possui o mesmo nome do pai, um neurocirurgião que batizou o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer que, atualmente, é administrado pelo escritor eleito para a ABL.
A admissão do médico na ABL, segundo o presidente da instituição, Marco Lucchesi, marca o valor da ciência, área esteve em negação no ano passado. Por isso, a entrada de um médico que defende a ciência carrega um grande simbolismo para a Academia Brasileira de Letras.
Fica aqui os nossos cumprimentos!