A importância do Serviço de Cirurgia com treinamento avalizado pelo CBC

O CBC reconhece que existem vários hospitais capacitados a formar Cirurgiões Gerais, além daqueles serviços que possuem Residência Médica. Para regulamentarr esta atividade o CBC possui, há muitos anos, a Comissão Especial Permanente de Treinamento em Cirurgia Geral. As normas do treinamento, disponíveis no site do CBC, estabelecem regras para todas as partes envolvidas que aperfeiçoam e racionalizam esse treinamento. Assim, o CBC cumpre uma de suas funções vitais participando ativamente da normatização e fiscalização do preparo dos futuros cirurgiões.

Há o “Treinamento em Cirurgia Geral” com duração de dois anos e o “Treinamento em Cirurgia Geral – Programa Complementar” que é destinado ao médico que, ao realizar por mais dois anos o Treinamento em Cirurgia Geral, desenvolve habilidades e conhecimento cirúrgico tornando-se capaz de compreender e executar operações mais complexas.

O Serviço de Cirurgia com o Treinamento avalizado pelo CBC melhora sua imagem, aumenta a procura por candidatos a especialização e eleva o nível da assistência médica oferecida aos usuários.

O médico “Treinando” de um programa aprovado pelo CBC tem a certeza de realizar uma especialização adequada, ao final do treinamento pode prestar o Concurso do Título de Especialista em Cirurgia Geral e recebe do Hospital o certificado de conclusão com a chancela do CBC.

Ainda é pequeno o número de Serviços credenciados pelo CBC. A ausência de importantes Estados, que com certeza tem grande potencial para o treinamento em Cirurgia Geral, contribui para esse baixo número.

Esperamos que o membro do CBC divulgue essa atividade junto aos serviços que já treinam cirurgiões em formação e junto aqueles com potencial para a especialização.

TCBC Paulo Roberto Corsi – Presidente do CBC.