Sobre o Strong For Sugery

Strong for Surgery está ajudando a melhorar os resultados clínicos.
O risco de um paciente ter desfechos clínicos pós-operatórios negativos pode ser reduzido adotando-se o uso de boas práticas no preparo para a operação. Pesquisamos em todo o mundo para incluir métodos eficazes em checklists e garantir que os pacientes estejam preparados de maneira ideal para a operação.
Strong for Surgery fornece checklists pre-operatórios que podem ser utilizados em consultórios de cirurgiões para ajudar na educação, comunicação e padronização das boa práticas para melhorar os desfechos clínicos.
Introdução ao Strong for Surgery – Dr. Varghese

Visão Geral do Strong for Surgery
Strong for Surgery é uma campanha de saúde pública que envolve pacientes e cirurgiões com o objetivo de melhorar a saúde geral e aumentar a probabilidade de resultado operatório positivo. Os checklists pré-operatórios servem como ferramenta de comunicação para pacientes e médicos, em especial em quatro áreas de risco comum

Nutrição
O estado nutricional é importante preditor independente de desfechos operatórios. Fatores como perda de peso não intencional, alterações na ingestão alimentar e sintomas gastrointestinais indicam que um paciente pode estar em risco nutricional e deve ser encaminhado para aconselhamento nutricional. O uso de fórmula nutricional especializada para auxiliar no estado de imunosupressão pode reduzir as complicações infecciosas entre 40 e 60%.

Cessação do tabagismo
O tabagismo se correlaciona com prevalência 40% maior de complicações pós-operatórias e é fator de risco pós-operatório independente para infecções e eventos cardiovasculares. Os fumantes submetidos a operações da coluna, por exemplo, têm taxa cicatrização piorada (três vezes pior), são menos propensos a voltar ao trabalho após a operação e têm mais dor e menor satisfação com a recuperação. Para melhorar os resultados em pacientes que atualmente fumam, os profissionais aconselham os pacientes a parar de fumar e indicam a data para parar de fumar. Ademais, oferecem recursos disponíveis para ajudá-los nesta missão.

Controle Glicêmico
O controle adequado da glicemia em pacientes diabéticos submetidos a operações pode ajudar a melhorar a cicatrização e a diminuir o tempo de internação. Estabelecer controle glicêmico antes da operação reduz a probabilidade de hiperglicemia e hipoglicemia durante o período perioperatório. Estudos têm demonstrado que a hiperglicemia pode dobrar o risco de infecções de sítio cirúrgico. Avaliar a glicemia antes da operação é uma maneira de identificar pacientes com diabetes não diagnosticado (isso pode ocorrer em até um terço e todos os pacientes que vão ser operados), e permitir que os médicos iniciem o tratamento antes da hospitalização.

Uso de Medicamentos
Revisão completa de todos os medicamentos, incluindo medicamentos de venda livre, suplementos e fitoterápicos é importante para que o paciente possa ser aconselhado de forma adequada. Evidências mostram que a aspirina e os betabloqueadores podem ser mantidos com segurança durante o período perioperatório para proteção cardíaca, na maioria dos casos. Alguns medicamentos, no entanto, aumentam os riscos de hemorragia e devem ser interrompidos antes da operação. Medicamentos fitoterápicos específicos, incluindo echinacea, alho, gingko, ginseng, kava, saw palmetto, erva de São João, valeriana, também podem aumentar os riscos.

Delirium
O reconhecimento e o tratamento do delirium são extremamente importantes porque o delirium pós-operatório está associado a piores desfechos clínicos, incluindo declínio funcional, maior hospitalização e risco de institucionalização, maiores custos e mortalidade aumentada. Estudos têm demonstrado que idade, abuso de álcool, baixa função fisica e cognitiva e valores laboratoriais anormais estão associados ao delirium. Pacientes de alto risco, identificados por exibir alguns dos critérios de risco, podem ser candidatos a intervenções para prevenir ou reduzir o impacto do delirium no pós-operatório.

Pré-habilitação
As deficiências cognitivas, de marcha, de equilíbrio, nutricionais e funcionais colocam os pacientes em maior risco de complicações peri e pós-operatórias. A pré-habilitação é a oportunidade para ajudar os pacientes a retornar rapidamente ao mais alto nível de funcional após a operação, reduzindo a morbidade e mortalidade relacionadas com o tratamento cirúrgico, diminuindo o tempo de permanência no hospital e de reabilitação, além de reduzir as readmissões hospitalares.

Controle Seguro e Eficaz da Dor
A dor não aliviada pode resultar em maior tempo de internação hospitalar, aumento da taxa de readmissão, aumento das visitas ambulatoriais e diminuição da capacidade funcional. Para garantir tratamento seguro e eficaz da dor após as operações, é recomendável que os pacientes recebam aconselhamento antes dos procedimentos. O aconselhamento pré-operatório dos pacientes, envolve a definição de expectativas, possíveis efeitos adversos e uso de medicamentos não prescritos para alívio da dor. Isso pode ajudar os pacientes a estabelecer metas realistas de recuperação.

Diretivas de Pacientes
Um aspecto importante da segurança do paciente é a educação do mesmo. A educação do paciente antes da operação ajuda a minimizar a ansiedade pré-operatória relacionada à própria operação. Durante esse período, também são importantes as discussões referentes aos custos financeiros, à dor pós-procedimento, aos riscos cirúrgicos e à necessidade da operação. O paciente deve sentir-se apoiado no período pré-operatório e deve ser incentivado a expressar seus sentimentos em relação a experiência cirúrgica.