Maratona de Cirurgia Oncológica Robótica terminou dia 18, em Curitiba

Começou dia 16/04,  a Maratona de Cirurgia Robótica no Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba.  Médicos de todo o país participaram de cirurgias realizadas por robôs no tratamento contra o câncer.  Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram  operados, e todo o procedimento foi acompanhado pelos profissionais ao vivo.

 

 

 

Diversos membros do CBC participaram do evento ( foto) como  o TCBC Leonardo Emílio da Silva ( mestre do Capítulo de Goiás) ECBC Savino Gasparini ( Presidente do CBC)  TCBC Flavio Tomassich ( Vice-presidente do Setor VI) e  TCBC Luiz Carlos Von Bahten ( Diretor do Depro).

Dois especialistas, da Alemanha e da Espanha, estiveram em Curitiba para ajudar na maratona e realizar cirurgias durante o evento, que terminou  dia 18 de abril.

 

O TCBC Luiz Carlos Von Bahten ( Diretor do DEPRO-CBC) testando o equipamento

As câmeras instaladas no centro cirúrgico transmitem o que está sendo feito para um auditório, onde está uma turma de médicos. Os profissionais acompanham a cirurgia em tempo real. ” A intenção é que se faça um contato inicial entre aqueles que ainda não praticam a robótica de maneira segura e gente que tem muita experiência”, explica o TCBC Flávio Tomasichi, um dos coordenadores do evento.

A cirurgia com o robô começou a ser feita, no Hospital Erasto Gaertner no ano passado. Desde então, foram operados 53 pacientes.

Assista ao video da TV Globo Paraná: