O programa “Fantástico” mostrou possíveis complicações operatórias ocasionadas por profissional médico não qualificado.
O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) alerta à sociedade sobre a importância da correta qualificação profissional para realizar qualquer procedimento cirúrgico. No programa “Fantástico”, da TV Globo, do dia 20/01/2019, foi exibida uma reportagem sobre possíveis complicações operatórias ocasionadas por um profissional médico não especialista. Por isso, o CBC vem a público enfatizar a importância da presença do cirurgião geral, treinado e habilitado, para o correto tratamento das diversas patologias cirúrgicas.
Para estar habilitado o médico deve ter um treinamento que vai variar conforme as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB). O treinamento em cirurgia geral ocorre em instituições credenciadas, com período de duração de 3 anos.
Alguns procedimentos cirúrgicos podem ser realizados adequadamente por cirurgiões de diferentes especialidades, por fazerem parte de sua formação técnica e ética.
O CBC trabalha para proporcionar segurança no atendimento cirúrgico da população e no exercício ético da especialidade, promovendo atividades científicas constantes e fomentando a discussão técnica apropriada.
No site do CBC é possível verificar se o cirurgião é membro da instituição e qual a sua especialidade: www.cbc.org.br/busca-de-membros.
Os casos mais concretos de eventuais desvios de conduta devem ser comunicados e apurados juntos aos CRMs.