CBC participa da Reunião Anual da SBPC em MS

Márcio Pereira, Vanessa Chaves, Paulo Roberto Corsi e Rafael Oliveira e Souza.

 

O ex-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Paulo Roberto Corsi, representou o CBC na  71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 21 e 27 de julho, em Campo Grande  – MS, no campus da  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O mestre do Capítulo de MS e diretor regional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul,  Márcio Eduardo Pereira foi convidado a falar sobre a sua especialidade como cirurgião gastroenterologista. Presidida pelo ex-presidente Paulo Roberto Corsi, a palestra também contou com a participação do membro Adjunto do CBC Rafael Oliveira de Souza e da médica Vanessas Chaves. 

Os cerca de  20 mil inscritos no evento participaram de  diversas atividades dedicadas aos mais variáveis públicos, desde crianças, acadêmicos e profissionais, de humanas e exatas. O evento tem como principal objetivo defender o avanço científico e tecnológico além do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, a sociedade não conta com fins lucrativos ou participação partidária.

Paulo Roberto Corsi citou, durante a apresentação de sua palestra,  a vasta trajetória do CBC e destacou a contribuição de inúmeros membros, como foi o caso do professor Benedito Montenegro, de São Paulo, considerado pioneiro da cirurgia do aparelho digestivo em nosso país, criador do método Montenegro. Ele  consiste em deslocar a camada submucosa do duodeno no tratamento de ulceras do referido segmento.

O mestre do Capítulo do Mato Grosso do Sul ressaltou, durante a sua palestra, a importância de seguir os protocolos de segurança aos pacientes formado por um “Check- list” eficaz. “Esses procedimentos aumentam expressivamente o sucesso nas cirurgias. Por isso é necessário respeitar cada protocolo, no pré, durante e pós-operatório. É uma cultura que se adquire ainda na graduação e que se perpetua durante as residências”, destacou o Diretor do HRMS.