O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (11/04) debateu o tema “Estado Atual da Residência Médica em Cirurgia Geral e Especialidades Cirúrgicas”, com a apresentação gravada da Dra. Viviane Peterle (DF). O TCBC Paulo R. Corsi (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a TCBC Magali Machado (MS) e o TCBC Adnan Nasser participaram ao vivo como debatedores.
Quer assistir a tudo o que foi debatido no 80º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.
A apresentação
A palestra teve início com a aula gravada pela Dra. Viviane. Inicialmente, ela trouxe um contexto histórico de como a formação de cirurgia geral era – e vem sendo – configurada no Brasil. Em seguida, ela pontuou que, com a chegada da pandemia, os programas de residência médica de cirurgia geral tiveram que lidar com grandes mudanças. Com isso, a Dra. detalhou um pouco o processo do diagnóstico situacional. Foram obtidos dados importantes em relação à quantidade e qualidade de vagas de formação de cirurgia geral. No final, a palestrante concluiu que o objetivo principal, inclusive da pesquisa feita por ela e sua comissão técnica, é analisar, melhorar e garantir que a formação de cirurgiões no Brasil seja boa e efetiva, a fim de proporcionar sempre o melhor para os pacientes.
Debate
O moderador Paulo Corsi começou a conversa comentando sobre a necessidade da formação de cirurgia geral como pré-requisito para algum título de especialista e como isso influencia os programas de residência médica pelo Brasil. Os debatedores comentaram um pouco sobre a importância das mudanças que vêm sendo revisitadas e debatidas frente à formação médica. Ressaltaram também a necessidade das pesquisas feitas para a compreensão do cenário no qual os residentes estão e para onde querem ir. Para concluir, foram feitas perguntas pelos espectadores no YouTube. Foram respondidas e debatidas entre os participantes.
—-
O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (18/04). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.