ECBC Gilberto Pastori
A Cirurgia Geral acaba de perder (quinta, 26/05/22), uma de suas importantes vozes: o professor Gilberto Pastori, 88 anos.
Professor amado por todos, exemplo em boas condutas no dia a dia da assistência e referência para as novas gerações, nasceu em Nova Colúmbia, na cidade de Ocauçu, interior de São Paulo, em 1933.
Pastori graduou-se em medicina em 1958 pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. Fez Residência Médica e Especialização em Cirurgia Geral pelo CBC.
Ele acompanhou praticamente todo o desenvolvimento da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Foi vice-diretor geral entre 1967 e 1973, na gestão do diretor Nelson Casadei, e passou por outros postos da instituição em oportunidades distintas.
Atuou como Assistente de Ensino da disciplina de Cirurgia Geral e do Trauma até dezembro de 2018. Foi também um nome reconhecido nos esportes e diretor do MAC (Marília Atlético Clube). Recebeu da Câmara Municipal local o título de Cidadão Mariliense em 2003.
Pintura exposta na Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília – FAMEMA
Dr. Pastori está representado pelo cirurgião sentado na ilustração.
Pintura de, Cleuber Barbosa de Oliveira – Aluno de Medicina da FAMEMA
TCBC Roberto Tussi, Médico Assistente da Cirurgia Geral e do Trauma da FAMEMA, seu amigo e par na medicina, lembra que Pastori sempre era a primeira pessoa a chegar no hospital:
ECBC Gilberto Pastori, Dr. Heitor Nogueira, TCBC Roberto Tussi e Dr. Flávio Frejuello
“Ele operou todos os dias até os seus 80 e poucos anos, tinha uma vontade de ensinar e aprender inesgotável, uma pessoa que com 70 anos foi fazer curso de videolaparoscopia para aprender a operar por vídeo, esteve à frente por muito tempo do curso de cirurgia geral da FAMEMA, aliás, a cirurgia da região de Marília deve muito ele. O serviço de cirurgia geral da faculdade de medicina de Marília presta as homenagens ao seu integrante vitalício”, finaliza Tussi.
Créditos: CBCSP