A cirurgia oncológica brasileira alcançou um marco histórico no dia 6 de novembro de 2025. Durante o XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, foi oficialmente criada a World Society of Surgical Oncology (WSSO).
Na ocasião, o cirurgião Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, diretor do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), foi eleito o primeiro presidente da nova entidade. Ele dividirá a gestão com o italiano Domenico D’Ugo, presidente eleito. Com mandato de um ano, a eleição do Dr. Alexandre representa um reconhecimento internacional da excelência científica do Brasil e reafirma o papel estratégico do CBC no fortalecimento da cirurgia oncológica mundial.
A criação da WSSO marca o surgimento da primeira organização global dedicada exclusivamente a integrar cirurgiões oncológicos dos cinco continentes, com o propósito de fortalecer a cooperação internacional e reduzir desigualdades no acesso ao tratamento cirúrgico do câncer.
“A meta é dar voz a todo cirurgião, em qualquer lugar do mundo, e construir recomendações realmente globais, voltadas ao aumento das taxas de cura, da qualidade de vida e do acesso ao tratamento”, afirma Dr. Alexandre.
WSSO nasce com liderança brasileira e forte presença de membros do CBC
Desde seu início, a WSSO carrega o DNA da cirurgia oncológica brasileira, com ampla participação de líderes vinculados ao CBC:
- Alexandre Ferreira Oliveira, presidente da WSSO, é ex-presidente da SBCO (gestão 2019–2021), professor associado e coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Universitário/UFJF, membro do Conselho Consultivo do INCA e da Câmara Técnica de Cirurgia Oncológica do Conselho Federal de Medicina (CFM). No Colégio Brasileiro de Cirurgiões, é diretor e integra sua diretoria pela terceira vez consecutiva, atuando também, na próxima gestão, como diretor de Comissões.
- Nas comissões científicas da WSSO, diversos titulares têm vínculos diretos com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) — entre eles, o TCBC Pedro Portari, coordenador da Comissão de Nutrição em Oncologia e atual presidente do CBC, e o TCBC Luiz Carlos von Bahten, ex-presidente do CBC, que lidera a área de emergência oncológica da nova Sociedade mundial.
Além disso, Felipe Coimbra, vice-diretor científico do CBC, atua como Secretário-Geral da WSSO e Rodrigo Pinheiro, vice-mestre do CBC do Capítulo de Brasília, ocupa o cargo de diretor científico da WSSO.
Essa representatividade fortalece a influência brasileira na formulação de diretrizes globais e consolida o Colégio Brasileiro de Cirurgiões como protagonista na integração internacional da cirurgia oncológica. Durante a assembleia de criação da WSSO, o Dr. Alexandre reforçou essa importância ao destacar o papel decisivo da presença brasileira — especialmente a do CBC — na construção da agenda mundial da especialidade:
“O CBC tem sido fundamental na formação e na consolidação da cirurgia oncológica no Brasil. Hoje levamos essa força para o cenário global. Temos profissionais altamente qualificados liderando comissões da WSSO, desde nutrição até urgência oncológica. Isso demonstra que o Brasil não apenas participa, mas ajuda a definir os rumos da cirurgia oncológica internacional.”












