“Análise dos resultados das avaliações somativas”, com o Dr. Pedro Hamamoto (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (17/10) debateu o tema “Análise dos resultados das avaliações somativas”, com a apresentação do Dr. Pedro Hamamoto (SP). O TCBC Gerson Alves (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Antônio Sansevero (RR) e a TCBC Elisangela Matos (PR) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 107º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=2H6_9Wmpz24&t=6s

A apresentação

O encontro on-line começou com a apresentação do Dr. Pedro Hamamoto falando um pouco sobre a estrutura avaliativa da formação médica. Olhando pela perspectiva docente, ele ressaltou a importância da análise das avaliações no geral tanto quanto a própria avaliação. Isto é, analisar os itens avaliativos, cruzar dados e ver se as questões são de fato eficientes para testar a habilidade ou o conhecimento de alunos. Em seguida, o palestrante trouxe alguns dados para trazer reflexões sobre a eficiência avaliativa da pergunta e a análise de resultados.

A discussão

O debate começou com as considerações da Dra. Elisangela Matos sobre a apresentação. Ela comentou sobre a importância de avaliar as perguntas de um teste mesmo antes de se ter um resultado. Esse passo é o que garante que os testes darão os dados corretos, como a taxa de acerto e erro e a eficiência da pergunta para avaliação. O Dr. Antonio Sansevero comentou sobre os indicadores das provas e suas características. Em conjunto, os participantes responderam perguntas do público e encerraram a sessão.