CBC comunica falecimento do ECBC Arrigo Raia

Membro mais antigo do CBC, Arrigo Raia completou 107 anos em agosto.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões comunica o falecimento do ECBC Arrigo Raia, de São Paulo, membro mais antigo da entidade, aos 107 anos. 

Nascido na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, em 1912, Arrigo Raia graduou-se em 1936 pela  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP ), instituição que dedicou grande parte da sua carreira como professor.

Iniciou carreira universitária em 1939, como terceiro assistente da 16a cadeira da FMUSP
dirigida pelo professor Alípio Corrêa Netto, conquistando, por concurso, em 1973, o título
de professor titular.

Conquistou 33 prêmios outorgados por sociedades científicas e congressos médicos.
Desses, 10 foram outorgados pela Academia Nacional de Medicina. Em 1972 recebeu o
Prêmio Jurzykowski, que é conferido pela Fundação Alfred Jurzykowski da Academia
Americana para o Progresso da Ciência de Nova York, que lhe foi entregue na Academia
Nacional de Medicina.

Em 2007 recebeu na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro, o Prêmio CBC, a maior premiação da entidade. É concedido ao cirurgião brasileiro, Membro Titular ou Emérito do CBC que, pelo acervo de atividades desempenhadas na sua vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil.

No mesmo ano recebeu do CBC de São Paulo o Prêmio Benedicto Montenegro. outorgado a um cirurgião que tenha atuado no Estado de São Paulo e contribuído de maneira inequívoca para o desenvolvimento da cirurgia brasileira.

 

Em 2012,  Associação Paulista de Medicina (APM)   promoveu um evento para homenagear o professor na comemoração dos seus 100 anos.  Ao final da homenagem ele deixou um depoimento registrado no site da APM “Agradeço a todos essa homenagem que me orgulha muito e faço votos para que a APM continue na luta para dar aos médicos a posição que merecem na sociedade”.

 

LEIA MAIS:

Carta do professor Arrigo Raia em homenagem aos 100 anos da FMUSP 

Biografia completa publicada pelo site da Academia de Medicina de São Paulo