Artigo CBC: O meu querido canhoto

Somente 10% da população é de canhotos. Pode ser fácil para os outros, daí esquecerem que estamos vivendo em um mundo destro, em que tesouras, mouses, abridores de lata e cadernos espirais não são feitos para canhotos.

No passado canhotos eram constrangidos ao escreverem com a “mão errada”, mas a ciência e a pedagogia, ao darem as mãos, desmitificaram falsidades. Nas últimas décadas o número conhecido de canhotos aumentou consideravelmente, mas eles ainda são uma minoria de 800 milhões de pessoas. 

As escritas alfabéticas correm da esquerda para a direita, exceto a hebraica e a árabe, obrigando o canhoto a torcer o punho para segurar um lápis, com a mão em forma de gancho encobrindo o que está escrevendo. Ufa!

Não há consenso sobre a origem da lateralidade, mas sabe-se que os genes são responsáveis apenas por 25% dos casos. Gêmeos idênticos podem às vezes ter mãos dominantes diferentes. A ultrassonografia durante a gravidez pode demonstrar um bebê canhoto já sugando seu polegar esquerdo. Uma parcela de adolescentes se torna ambidestra por ter sido forçada a usar mais a mão direita.

Estudos sugerem que pessoas canhotas são mais intelectuais, artísticas ou poderosas, como Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Charlie Chaplin, Albert Einstein, Barack Obama, Ronald Reagan, George W. Bush, João Batista Figueiredo, Fidel Castro, Tom Cruise, Julia Roberts, Freddie Mercury, Rafael Nadal, Bill Gates, Rainha Elizabeth II, Fátima Bernardes, Paul McCartney, Ayrton Senna, Machado de Assis e tantos outros. 

Há poucos estudos sobre cirurgiões canhotos, mas há muitas barreiras e desafios no seu treinamento, principalmente por falta de instrumentos adequados tanto para cirurgia convencional como de vídeo. Uma pesquisa descobriu que mais de 87% dos cirurgiões canhotos foram treinados com instrumentos para destros.

A maioria das pessoas pode aprender a usar a mão não dominante, mas apenas os canhotos são forçados a se adaptar ao mundo “direito”. Residentes de cirurgia são obrigados a escolher entre permanecer puramente canhotos ou tornaram-se ambidestros, e a recompensa estará além da sala de cirurgia. Ser ambidestro é uma habilidade (ou hábito) vantajoso, por isso cirurgiões destros deveriam treinar a mão esquerda. Estar do “outro lado” sempre ensina.
A maioria dos cirurgiões coloca inicialmente a luva da mão direita, exceto na Mayo Clinic, onde os cirurgiões colocam primeiro a luva esquerda, em homenagem aos hábeis cirurgiões canhotos e fundadores do excepcional hospital dos EUA, os irmãos William e Charles Mayo.

O Dia Internacional da Mão Esquerda é comemorado anualmente no dia 13 de agosto, desde 1976.

Hoje você tem uma oportunidade para refletir sobre a singularidade e as dificuldades que os canhotos enfrentam. Quem sabe, após ler este texto, você poderá ajudar alguém no seu local de trabalho, ou mesmo em casa.

– Como vai o pequeno Bernardo? 
– Vai bem, obrigado.

TCBC Alfredo Guarischi – artigo publicado no jornal O Globo on line – no dia 5/03/2019.