Artigos

CEP 05885-210- O Cirurgião e São Lucas

Eurico Branco Ribeiro dedicou décadas à escrita de livros sobre o Patrono dos Médicos Os nomes das ruas são definidos pelas Câmaras de Vereadores, sendo que na maioria das cidades brasileiras essa homenagem só pode ser atribuída a pessoas já falecidas, acontecimentos ou datas importantes. No bairro de Jardim Lilah, em São Paulo, há uma… Ler mais »

O reforço da blindagem no sistema de saúde está sendo feito nos locais errados

Durante a II Guerra Mundial os bombardeiros americanos estavam sendo fortemente atingidos pela defesa aérea alemã. A Força Aérea americana buscou então ajuda de uma das diversas equipes de cientistas universitários para elaborar uma solução para essa complexa situação, que custava perdas humanas e materiais, com o risco de se perder a guerra. Eram desconhecidos… Ler mais »

Artigo CBC: O meu querido canhoto

Somente 10% da população é de canhotos. Pode ser fácil para os outros, daí esquecerem que estamos vivendo em um mundo destro, em que tesouras, mouses, abridores de lata e cadernos espirais não são feitos para canhotos. No passado canhotos eram constrangidos ao escreverem com a “mão errada”, mas a ciência e a pedagogia, ao… Ler mais »

Hidratação, uma volta ao passado

O avanço da qualidade das agulhas permitiu o uso das infusões venosas de forma mais rápida, e isso foi consagrado durante a Segunda Guerra Mundial Era um paciente com olhos encolhidos e pele seca. Nada conseguia ingerir. Estava sem forças. As veias do braço eram finas e se rompiam com facilidade. As pernas inchadas impediam… Ler mais »

A música e a telemedicina

“Sem música, a vida seria um erro”, escreveu o filósofo e compositor Friedrich Nietzsche. O ensaísta Jacques de Bourbon-Busset afirmou: “Tudo é música. Uma pintura, uma paisagem, um livro, uma viagem vale apenas se a sua música puder ser ouvida.” Essas frases foram lembradas pelo excelente cirurgião cardíaco-pediátrico e músico francês Pascal Vouhé, na sua… Ler mais »

Precisamos mudar o modo de encarar as emergências

Apesar dos avanços tecnológicos, apendicite aguda ainda é a causa mais frequente de cirurgia de emergência. Apendicite aguda é a causa mais frequente de cirurgia de emergência. Apesar dos avanços com as novas técnicas de diagnóstico e tratamento, um em cada mil pacientes pode falecer, e um em cada 100 pacientes pode ter algum tipo… Ler mais »

Trauma, um problema de saúde

Os traumatismos não têm hora, dia ou local para ocorrer. Não poupam ninguém, nem um bebê dentro de seu carrinho ou na barriga de sua mãe. Não poupam políticos, empresários ou gente rica. Mais de 100 mil brasileiros morrem vitimados por traumas todos os anos. Cerca de 60 mil óbitos decorrem da barbárie das facas… Ler mais »

Artigo CBC: Medicina e Humanismo

William Osler (1849-1919) não considerava a medicina apenas ciência, mas via arte da medicina à luz da ciência. Ensinou que essa era uma arte magistral, com seu exemplo e textos sobre humanismo. Formado pela Universidade McGill, em Montreal, em 1872, foi se aperfeiçoar na Europa, onde estudou com Rudolf Virchow, o grande patologista alemão. Osler… Ler mais »

Virchow, o Pai da Patologia.

Cientista revolucionou área médica e mostrou a importância de tornar público o conhecimento. Rudolf Virchow (1821-1902) é considerado o Pai da Patologia, especialidade médica que estuda as alterações estruturais e funcionais nas células e órgãos e busca explicar os mecanismos pelos quais surgem as doenças. É a mais desafiadora de todas, pois é a da… Ler mais »

Fuzis são armas de guerra

“A difícil tarefa de um médico que precisa tratar vítimas de fuzis”. A realidade dos cirurgiões nas emergências do Rio de Janeiro é comparável a dos que trabalham no Iraque, Síria ou Afeganistão. Há meio século discutíamos como melhorar o atendimento às vítimas de tiros disparados por revólveres ou pistolas calibre 32 ou 38. Eventualmente… Ler mais »