Artigos

PARTES II, III, IV e V: TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL

Que o espaço apresenta 4 dimensões, isso nós já explicamos ao discutir a teoria da relatividade restrita: três dimensões do espaço e uma do tempo. Este capítulo não precisa ser lido se o leitor concordar que o universo tem 4 dimensões, mas para quem quiser relembrar vou repetir o que escrevi no livro anterior ao… Ler mais »

Parte IX – Teoria da Relatividade

Parte IX – RESUMO E COMENTÁRIOS FINAIS Sobre a teoria da relatividade restrita de Einstein Com o objetivo de tornar mais claro tudo o que foi escrito neste livro, colocarei nestas páginas finais, de maneira bem resumida, como amadureceu a teoria da relatividade restrita de Einstein. Ao mesmo tempo, quero tecer comentários pertinentes, para que… Ler mais »

A contribuição que veio da Polônia para a Medicina popular brasileira

Por Rodrigo Felippe Ramos, TCBC-RJ No Brasil do século XIX, o acesso à saúde, principalmente nas regiões não litorâneas, era extremamente difícil. Ademais, diversas doenças ainda pouco conhecidas à luz da ciência não tinham ainda tratamento específico. Até mesmo aqueles que praticavam a arte de curar sem serem médicos titulados, como barbeiros, curandeiros, rezadeiras etc., nem… Ler mais »

Parte VIII – Teoria da relatividade

Hermann Minkowski (1864-1909) foi um dos professores de Einstein no Instituto Politécnico de Zurique. Nessa época nenhum professor acreditava na potencialidade de Einstein. Diz a lenda que era mal aluno. Não é verdade! Mas era questionador, não aceitava respostas não muito convincentes, não obedecia ordens e bradava que o pensamento era livre, o que esses… Ler mais »

PARTE VII – Teoria da relatividade

CONSEQUÊNCIAS DA TEORIA DE EINSTEIN: COISAS MALUCAS ACONTECEM COM A SIMULTANEIDADE, TEMPO, ESPAÇO E MASSA A SIMULTANEIDADE SEGUNDO A TEORIA DE EINSTEIN A primeira coisa eu chamo de “maluca”, porque o que vamos entender agora foge do nosso senso comum e, sim, vai parecer maluca. O fato que narrarei só pode acontecer por dois motivos… Ler mais »

PARTE VI – Teoria da relatividade

PENSAMENTO DE EINSTEIN: EUREKA Na época de Einstein, o problema da luz ainda estava mal explicado, e havia aqueles que acreditavam na teoria de Lorentz e Fitzgerald, com éter e tudo! De qualquer modo, esse era o problema que Einstein se empenhou, pois deveria harmonizar vários fatos mal explicados como já descrevi. Aliás, Einstein tentava… Ler mais »

A fístula do rei e o reconhecimento da Cirurgia

A monarquia francesa vivia seu apogeu em meados do século XVII. A França se consolidou como a maior do planeta, principalmente por vitórias em conflitos com outras potências, como a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. Mas o maior símbolo do poder francês era o seu rei, Luís… Ler mais »

Parte V – teoria da relatividade

PARTE III – ELETROMAGNETISMO ELETRICIDADE, MAGNETISMO (FAÇA-SE A LUZ). O leitor deve estar se perguntando: o que tem a ver a luz, o magnetismo e a eletricidade com a teoria de relatividade restrita de Einstein? Bom, o leitor tem razão, aparentemente nada tem a ver, no entanto todas essas grandezas estavam sendo analisadas de modo… Ler mais »

O atentado, a bordadeira, o aviador e o Prêmio Nobel: a vida de Alexis Carrell

Embora a França de 1984 estivesse passando por intensas turbulências políticas, o presidente Marie-François Sadi Carnot foi recebido na cidade de Lyon com toda a pompa e circunstância. Após um banquete na Câmara de Comércio, por volta das 21 hs do dia 24 de junho, Carnot entrou no banco de trás da viatura presidencial e… Ler mais »

Necrológio Professor Alcino – TCBC, Agnaldo Soares Lima

Das montanhas de Minas para o mundo… O professor Alcino Lázaro da Silva cumpriu uma das mais completas trajetórias de um cirurgião geral. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1959, ele não se contentou apenas em exercer a cirurgia com maestria, no tratamento de pacientes com diversas afecções cirúrgicas benignas e malignas. Ele… Ler mais »