Artigos

Acordo Nacional

Saúde é um direito de todos, mas inalcançável para muitos. No Brasil a mensalidade dos planos triplicou nos últimos dez anos, e a chamada ‘inflação médica’ na verdade traduz o imenso custo da máquina burocrática. Uma amiga me pediu a indicação de um médico que a atendesse pelo seu plano de saúde, pois encontrava dificuldade… Ler mais »

A hérnia inguinal e Bassini

Na arte da medicina, os cirurgiões devem agir como músicos que tocam diversos instrumentos permanentemente afinados. Novatos presenciam cenas cujo real significado pode demora a ser entendido. Passei por isso algumas vezes. Uma foi como auxiliar na correção de hérnia inguinal – aquelas que ocorrem na virilha -, realizada por um famoso professor de cirurgia…. Ler mais »

O paciente, o cirurgião e o robô

Quem opera é o cirurgião e não o robô, que custa em torno de 3 milhões de dólares, estando a maioria desses equipamentos instalada em hospitais privados, do Rio de Janeiro e São Paulo. O cirurgião é treinado para cuidar do paciente, removendo ou substituindo órgãos doentes, rejuntando vasos e canais, sempre buscando evitar infecções…. Ler mais »

Larrey, um exemplo de médico

Numa semana na qual o noticiário sobre medicina foi dominado pelo papel da inteligência artificial, prontuários eletrônicos e medicamentos de altíssimos custos, tive a alegria de participar de mais uma vitória da inteligência natural, protocolos simples e uso racional dos recursos disponíveis, no atendimento de um paciente acidentado ao cair de sua moto. A alegria… Ler mais »

Papanicolau, o Pai da Citopatologia.

O exame é um dos avanços mais significativos no controle do câncer; maio é o mês de nascimento de Geórgios Papanicolau Geórgios Papanicolau nasceu em 13 de maio de 1883, na Grécia. Especializou-se em música e humanidades, pela Universidade de Antenas, mas seu pai, médico, o estimulou a seguir medicina. Formado em 1904, após cumprir… Ler mais »

Dia das Mães

A cada dia o exercício da medicina é um novo aprendizado. Uma nova reflexão. O Dia das Mães, comemorado em diversos países, é uma data móvel no Brasil, o segundo domingo de maio. Este ano coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio. O Dias das Mães, apesar do viés mercadológico – um… Ler mais »

Quebra de Contrato

O consumidor, que compra seu plano de saúde com base na rede credenciada, será a principal vítima dessas brigas comerciais O direito à saúde é fundamental e está na nossa Constituição. Estamos vivendo mais e sabemos o que é medicina de qualidade. Isso gera custos, e alguém tem que pagar a conta. Não existe almoço… Ler mais »

As gêmeas siamesas brasileiras.

A medicina é fascinante. Um livro sem fim, repleto de histórias de heroísmo, coragem, vitórias, derrotas, tristezas, mas, a cada página virada, nunca esquecida, buscamos um final feliz. Vivo a medicina e, a cada dia, descubro algo perdido, num livro empoeirado ou numa conversa na antessala do centro cirúrgico. Assim conheci um pedaço da curta… Ler mais »

Porque é importante consultar o dentista antes de fazer uma cirurgia

Porque é importante consultar o dentista antes de fazer uma cirurgia. Alfredo Guarischi, médico. Uma dentista amiga me perguntou sobre quem cuida da boca do paciente hospitalizado. Ela havia sido chamada de urgência, para atender um paciente, internado no CTI de um grande hospital, com grave infecção respiratória no pós-operatório da retirada de um tumor… Ler mais »

Trombose venosa e as viagens prolongadas.

A trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma, sendo mais frequente nas veias dos membros inferiores. Em algumas situações uma parte do coágulo pode se desprender e se alojar nos pulmões, ocasionando uma embolia pulmonar, doença grave e que pode ser fatal. A associação entre TVP e viagens aéreas foi relatada… Ler mais »