Artigos

Artigo – Omissão de Socorro

O Código Penal brasileiro descreve o delito de omissão de socorro como deixar pessoas em situação de vulnerabilidade ou de perigo. Há poucos dias, o governo cubano decidiu velozmente retirar seus médicos do Brasil, deixando vulneráveis brasileiros carentes. No entanto, muitos desses médicos também são vítimas ao terem sido afastados compulsoriamente de suas famílias. Mas… Ler mais »

Uma receita para o prontuário eletrônico

Esse tipo de recurso ainda causa desperdício de dinheiro e tem pouco impacto na qualidade do atendimento médico. A documentação adequada aumenta a eficiência e a segurança no sistema de saúde, porém os prontuários eletrônicos atualmente comercializados ainda causam inúmeros problemas, pois não são a solução para uma assistência adequada. Recentemente, duas importantes revistas –… Ler mais »

O atropelamento de Pierre Currier

As consequências de uma tragédia pessoal podem surpreender. Em 19 de abril de 1906, Pierre Curie (nascido em 1859) esteve num almoço com colegas e iria a outro encontro. Apressado e se protegendo da forte chuva com um guarda-chuva, ao chegar a um cruzamento com a Rua Dauphine, em Paris, tentou atravessá-la, e seu ímpeto,… Ler mais »

O risco da medicina alternativa em oncologia

Número de pacientes que adiam tratamentos tradicionais contra o câncer, como cirurgia ou quimio, para se tratar com massagens ou fitoterapia é crescente e preocupa médicos. Estima-se que metade dos pacientes, independentemente do diagnóstico, busque ajuda a alguma modalidade de medicina complementar alternativa. Nos EUA, observa-se o aumento do número de pacientes com câncer que… Ler mais »

Suplementos desnecessários

Quando uma pessoa precisa de suplemento alimentar para ficar saudável? A resposta é muito simples: quando há deficiência de algum elemento essencial que não pode ser ingerido na alimentação cotidiana. Certo? Não é o que pensa mais da metade dos adultos norte-americanos, conforme constatou recente estudo publicado na Revista da Associação Médica Americana. Nessa importante… Ler mais »

Aldo Cordovil e a autotransfusão

Cirurgião carioca inventou, ainda nos anos 20, jogo de seringas que permitia coletar o sangue que se perdia nas cirurgias e, imediatamente, reintroduzi-lo na circulação do paciente. Transfusão de sangue é um transplante que, como os demais, para ser bem sucedido, precisa da compatibilidade entre doador e receptor. A doação é um ato de amor… Ler mais »

Quem será o próximo Ministro da Saude?

Cirurgião ressalta que os dois candidatos à Presidência deveriam anunciar, antes do segundo turno das eleições, quem indicariam para a pasta, considerada uma das mais estratégicas do país A permanência no cargo de ministro da saúde foi em média de 20 meses nos últimos 50 anos, e apenas quatro ministros permaneceram mais de 44 meses… Ler mais »

Unha encravada ou onicocriptose?

Conselho Federal de Medicina acaba de publicar livro que discute diversas situações em que termos médicos são rejeitados ou estigmatizados É a mesma coisa. Onicocriptose vem do grego “onyz” (‘unha’) e “krytos” (‘escondida’), portando uma unha escondida (encravada). A criptografia (‘grafia escondida’) é uma forma de comunicação que impede que os que não dominem seus… Ler mais »

CBPF, chame o árbitro de vídeo

Essa nova portaria, de final de governo, tira garantias dos pacientes do SUS, excluindo o Serviço Nacional de Vigilância Sanitária de qualquer responsabilidade de emitir o CBPF. Leitor amigo, não escrevo sobre a CBF ou a PF, mas parece que algo não combinado com os russos foi combinado com algum chinês, e o caso é… Ler mais »

O Bisturi e a Imprensa

“O papel da imprensa é noticiar o fato, não transformar a notícia na realidade”.   Guardadas as devidas proporções, são angustiantes os momentos pelos quais passam um cirurgião ao decidir qual a técnica operatória mais adequada e um jornalista, diante da folha em branco, como contar uma história. O curto tempo de que ambos dispõem… Ler mais »