Artigos

Medicina desumanizada não é medicina

A medicina é fascinante e traz felicidade. Uma profissão eminentemente técnica, mas que jamais pode ser desumanizada. Alfredo Guarischi Cecília nasceu para ser feliz. Morava numa pequena cidade no interior de Alagoas. Aos 14 anos notou uma tumoração dolorosa no seu ombro direito. Foram algumas idas e vindas a hospitais até seus pais receberem o… Ler mais »

A tragédia dos fuzis. Eles implodem fígados, explodem corações

“Nos últimos dois anos o número de armas ilegais apreendidas pela Polícia Militar foi de 400 por mês, quase cinco mil por ano”. Alfredo Guarischi  O projétil de arma de fogo (PAF) é a principal causa dos homicídios no Brasil. O sangramento que ele ocasiona é responsável pela maioria das mortes, e as infecções, a… Ler mais »

Um plantão médico não se esquece

A jovem médica já tinha experiência em trabalhar em serviços de emergência, mas aprendera que cada paciente e cada hospital têm suas características próprias. Alfredo Guarischi Deu plantão por mais de um ano na UPA da Cidade de Deus. Viu gente humilde, viu idosos com muitas receitas e pouco tratamento. Presenciou pessoas chegando mortas, muitas… Ler mais »

Contrato rasgado não dá dividendos

Alfredo Guarischi Escolha do material ou medicamento em função do tipo de plano saúde é amoral  A saúde é um dos negócios mais lucrativos do país. São mais de 700 operadoras que disputam um mercado bilionário de mais de 9% do PIB, mas alguém tem que pagar a conta. Esse foi o resumo de meu… Ler mais »

Quando a porta se abre

  Histórias infantis, aparentemente inocentes, trazem profundas mensagens. Alfredo Guarischi, ECBC Na comédia de animação Monstros S.A., produzida em 2001, os habitantes de Monstrópolis, uma cidade como outra qualquer metrópole, são caricaturas de seres humanos devido à sua aparência, com chifres, pêlos de cores aberrantes e desproporções corporais, e por possuírem, como nós, desejos, vontades… Ler mais »

Verticalização e retrocesso

Henry Ford foi o industrial americano que desenvolveu o conceito da “linha de montagem” e da produção “em massa”. Alfredo Guarischi O automóvel já era fabricado desde 1880. Tinha um custo extremamente elevado, mas a partir da produção do modelo Ford T, em 1908, passou a ser acessível à classe média, tornando-se um enorme sucesso… Ler mais »

Sob Pressão, volte logo

Quando subi a primeira vez o Morro do Alemão, com 90 policiais militares, fiquei esgotado. Dr. Jun, médico do Bope, diante do meu quadro, chamou o comandante Rene. A pergunta foi direta: quer descer? Eles me deram mais do que água: me deram uma razão para não pedir para sair. Não desisti e fui em… Ler mais »

Informação médica livre

A afirmação “informação é poder”, atribuída a Francis Bacon (1561-1626), a cada dia mostra-se mais poderosa. A imprensa tradicional, que consolidou a informação nos últimos cinco séculos, vem perdendo espaço, ou se perdendo no espaço. Isso é ruim, mas a vida é assim. “Nada se cria, tudo se transforma”, falou o Pai da Química Antoine… Ler mais »

Por que Carlos Chagas nunca ganhou o Prêmio Nobel?

Alfred Nobel (1833-1896) foi um engenheiro, químico e empresário sueco. Um milionário, com mais de 350 patentes, incluindo a dinamite, um potente explosivo. Nobel, ao ler seu obituário, publicado por engano, não gostou de saber que seria lembrado como um homem difícil e que grande parte de sua fortuna era decorrente de sua invenção, que… Ler mais »

Artigo: Ser médico é assumir a responsabilidade

Francis Moore (1913-2001) foi uma pessoa plural. Antropólogo, estudou latim e alemão, tocava clarinete e piano. Escreveu e orquestrou várias peças teatrais. Tornou-se consultor da NASA.  Diplomou-se em medicina pela Harvard em 1935, assumindo a chefia da Cirurgia em 1947. Foi o editor-chefe da mais respeitada revista médica do mundo, o The New England Journal… Ler mais »