Artigos

PARTE VII – Teoria da relatividade

CONSEQUÊNCIAS DA TEORIA DE EINSTEIN: COISAS MALUCAS ACONTECEM COM A SIMULTANEIDADE, TEMPO, ESPAÇO E MASSA A SIMULTANEIDADE SEGUNDO A TEORIA DE EINSTEIN A primeira coisa eu chamo de “maluca”, porque o que vamos entender agora foge do nosso senso comum e, sim, vai parecer maluca. O fato que narrarei só pode acontecer por dois motivos… Ler mais »

PARTE VI – Teoria da relatividade

PENSAMENTO DE EINSTEIN: EUREKA Na época de Einstein, o problema da luz ainda estava mal explicado, e havia aqueles que acreditavam na teoria de Lorentz e Fitzgerald, com éter e tudo! De qualquer modo, esse era o problema que Einstein se empenhou, pois deveria harmonizar vários fatos mal explicados como já descrevi. Aliás, Einstein tentava… Ler mais »

A fístula do rei e o reconhecimento da Cirurgia

A monarquia francesa vivia seu apogeu em meados do século XVII. A França se consolidou como a maior do planeta, principalmente por vitórias em conflitos com outras potências, como a Guerra Franco-Holandesa, a Guerra dos Nove Anos e a Guerra da Sucessão Espanhola. Mas o maior símbolo do poder francês era o seu rei, Luís… Ler mais »

Parte V – teoria da relatividade

PARTE III – ELETROMAGNETISMO ELETRICIDADE, MAGNETISMO (FAÇA-SE A LUZ). O leitor deve estar se perguntando: o que tem a ver a luz, o magnetismo e a eletricidade com a teoria de relatividade restrita de Einstein? Bom, o leitor tem razão, aparentemente nada tem a ver, no entanto todas essas grandezas estavam sendo analisadas de modo… Ler mais »

O atentado, a bordadeira, o aviador e o Prêmio Nobel: a vida de Alexis Carrell

Embora a França de 1984 estivesse passando por intensas turbulências políticas, o presidente Marie-François Sadi Carnot foi recebido na cidade de Lyon com toda a pompa e circunstância. Após um banquete na Câmara de Comércio, por volta das 21 hs do dia 24 de junho, Carnot entrou no banco de trás da viatura presidencial e… Ler mais »

Necrológio Professor Alcino – TCBC, Agnaldo Soares Lima

Das montanhas de Minas para o mundo… O professor Alcino Lázaro da Silva cumpriu uma das mais completas trajetórias de um cirurgião geral. Graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1959, ele não se contentou apenas em exercer a cirurgia com maestria, no tratamento de pacientes com diversas afecções cirúrgicas benignas e malignas. Ele… Ler mais »

Nota de pesar – ECBC Alfredo Guarischi

O amigo, médico, professor e escritor Alfredo Guarischi faleceu no dia 08/03/2022, na mesma cidade em que nasceu, em 23/09/1950. Sua formação básica deu-se no Colégio São Bento, onde começou a moldar sua trajetória sacerdotal com a Medicina, colégio do qual tinha imenso orgulho de ter sido aluno e fazia questão de mencionar sempre que… Ler mais »

CAPÍTULO 4 – TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN

CAPÍTULO IV- TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN ALBERT EINSTEIN TCBC – ROBERTO SAAD JUNIOR Curiosamente, Newton nasceu no ano em que Galileu morreu. Entre todas as contribuições que Newton deu à Ciência, todos conhecemos “a gravidade”, no entanto, não escreveremos sobre esse assunto no momento, pois ele será muito importante somente quando escrevermos a… Ler mais »

Medicina Narrativa: A Redenção, pelo ECBC-RS JJCamargo

“A pessoa adoece por carência de verdadeiras relações pessoais. Se você lhe der impessoalidade e neutralidade dará exatamente o que lhe causou a doença. Nossa tarefa é a da construção do encontro. E não há encontro que seja impessoal. Impessoal é o desencontro.”  (Hélio Pellegrino) Com os impressionantes avanços da medicina, se pode dizer, com… Ler mais »