Artigos

Fuzis são armas de guerra

“A difícil tarefa de um médico que precisa tratar vítimas de fuzis”. A realidade dos cirurgiões nas emergências do Rio de Janeiro é comparável a dos que trabalham no Iraque, Síria ou Afeganistão. Há meio século discutíamos como melhorar o atendimento às vítimas de tiros disparados por revólveres ou pistolas calibre 32 ou 38. Eventualmente… Ler mais »

O infarto, o repouso e o exercício físico

Trabalho multidisciplinar vem transformando infartados em atletas O anatomista italiano Giovanni Morgagni descreveu em 1761 que as alterações encontradas em necropsia de pacientes com infarto agudo do miocárdio – IAM – levavam a “diminuição da força do coração quanto maior a parte muscular se tornava fibrosa”. O ponto de partida para entender a doença coronariana… Ler mais »

Artigo: O Natal de Luana e de Maria

Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus. A Natividade. Tempo de estar presente e não de dar presentes, tempo de dar esperança e de aconselhar quem errou. A gata Luana e a menina Maria, duas gracinhas, foram diagnosticadas há um ano como portadoras de leucemia linfocítica aguda, que é um câncer… Ler mais »

“Quanto resta de vida, doutor?”

“Quanto resta de vida, doutor?”. Diante de uma grave situação de saúde, é frequente essa pergunta, que revela a busca do paciente, seus parentes e amigos por esperança. Outra pergunta é se há outras opções de tratamento ou algum lugar onde obter essa resposta. Em diversas situações, não há consenso. Um médico experiente, mesmo diante… Ler mais »

Artigo – Mil passos ou dez medicamentos?

Exercício físico regular é mais seguro e barato para evitar colesterol alto e doença cardiovascular do que qualquer remédio A doença cardiovascular (DCV) continua sendo a principal causa de morte nos países desenvolvidos, mesmo estando em declínio nos últimos 40 anos; no entanto, nos países em desenvolvimento, ela continua aumentando. Nós não nascemos com as… Ler mais »

Artigo: De que, afinal, morreu Napoleão Bonaparte?

Surgiram controvérsias sobre a causa da morte do famoso imperador francês, em 1821: teria sido câncer de estômago ou envenenamento? Napoleão Bonaparte é um dos personagens mais estudados da História. Entre os mistérios que ainda cercam sua pessoa está a causa de sua morte, particularmente a suspeita de que ele foi envenenado. Após a derrota… Ler mais »

Quando a medicina toca esperança

Médicos experientes sabem que o sofrimento e a desesperança podem aproximar a ciência da fé. Muitos são céticos, contudo, como escreveu Albert Einstein, “A teoria produz um bom resultado, mas dificilmente nos aproxima do segredo do Criador. Estou, em todos os casos, convencido de que Ele não joga dados”. Recentemente, fui chamado para examinar um… Ler mais »

Artigo – Omissão de Socorro

O Código Penal brasileiro descreve o delito de omissão de socorro como deixar pessoas em situação de vulnerabilidade ou de perigo. Há poucos dias, o governo cubano decidiu velozmente retirar seus médicos do Brasil, deixando vulneráveis brasileiros carentes. No entanto, muitos desses médicos também são vítimas ao terem sido afastados compulsoriamente de suas famílias. Mas… Ler mais »

Uma receita para o prontuário eletrônico

Esse tipo de recurso ainda causa desperdício de dinheiro e tem pouco impacto na qualidade do atendimento médico. A documentação adequada aumenta a eficiência e a segurança no sistema de saúde, porém os prontuários eletrônicos atualmente comercializados ainda causam inúmeros problemas, pois não são a solução para uma assistência adequada. Recentemente, duas importantes revistas –… Ler mais »

O atropelamento de Pierre Currier

As consequências de uma tragédia pessoal podem surpreender. Em 19 de abril de 1906, Pierre Curie (nascido em 1859) esteve num almoço com colegas e iria a outro encontro. Apressado e se protegendo da forte chuva com um guarda-chuva, ao chegar a um cruzamento com a Rua Dauphine, em Paris, tentou atravessá-la, e seu ímpeto,… Ler mais »