Ato em defesa da Saúde Pública

20130322153738

Por solicitação das entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) –, deputados e senadores convocaram, para o dia 2 de abril, uma Audiência Pública para debater as principais questões que envolvem a atuação dos médicos na saúde brasileira.

A ideia é mobilizar o maior número de entidades médicas e profissionais da classe para participarem da Audiência em Brasília, que acontecerá no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. O debate está previsto para iniciar às 9h e dentre os temas em pauta se destacam a importação de médicos, financiamento da saúde e a gratificação de desempenho dos médicos federais.

A proposta surgiu após uma reunião no Ministério da Educação (MEC), onde foi pautado o aumento do número de vagas em Medicina. Os Ministérios da Saúde e da Educação, como também Universidades serão convidadas a compor a mesa.

Durante a realização do Ato, será também anunciada a contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo Projeto de Emenda Popular que assegura 10% do PIB para o orçamento da União na Saúde.

O movimento – Criado há um ano, o Movimento Nacional tem como objetivo a coleta de 1,5 milhão de assinaturas em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

Segundo informações da coordenação da campanha nacional, mais de 800 mil assinaturas já foram coletadas, fruto do esforço de sindicatos, conselhos profissionais, parlamentares e diversas entidades que participam do movimento. Saiba mais em http://www.saudemaisdez.org.br/.

Data: 2 de abril

Horário: 9h

Local: Auditório Petrônio Portela – Senado Federal – DF

Concentração: em frente à Catedral  Metropolitana de Brasília

Fonte: AMB e CFM