“Boas práticas e cuidados na elaboração dos itens – testes de múltipla escolha e provas discursivas”, com o Dr. Wagner Montoz (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (19/09) debateu o tema “Boas práticas e cuidados na elaboração dos itens”, com a apresentação do Dr. Wagner Montoz (SP). O TCBC Toufic Anbar Neto (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o Dr. Pedro Hamamoto (SP) e o Dr. Thomas Almeida (SP) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 103º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=7wnzD2m9MKk

A apresentação

O encontro on-line começou com a apresentação do Dr. Wagner Montoz (SP) contando uma experiência pessoal em sala de aula e como foi a adaptação das provas durante a pandemia. O doutor explicou também as principais características de uma boa avaliação e como isso influencia a análise do professor em cima do aprendizado. Em seguida, o palestrante comentou sobre as diferenças entre os testes de múltipla escolha e as avaliações discursivas. Para concluir, discutiu-se sobre a eficiência de alguns exemplos de perguntas avaliativas e como elas poderiam ser melhor formuladas. 

A discussão

O debate começou com as perguntas do público e do moderador TCBC Toufic Anbar Neto (SP) a fim de instigar a discussão. Debateu-se, entre os participantes presentes, sobre a quantidade de alternativas em uma questão, a validade de uma prova, tamanho e duração da avaliação, entre outros aspectos.