CBC 85 anos

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões recebeu uma Moção de Congratulação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos 85 anos da entidade,em cerimônia realizada no dia 5 de agosto, no Plenário Teotônio Villela, no Palácio Pedro Ernesto, no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa foi do presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe. Foi a segunda vez que o CBC recebeu a homenagem da instituição  carioca. A anterior aconteceu em 2009, na passagem dos 80 anos, também por iniciativa do mesmo parlamentar.

Assista ao video com a cobertura da TV Câmara

 Veja também como foi a Sessão Solene realizada no dia 29 de julho, no CBC

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A mesa da cerimônia  foi integrada pelo ECBC Guilherme Eurico Bastos Cunha ( Decano do Conselho Superior), José Ramon Varela Blanco ( Presidente da SOMERJ e representando o Presidente da AMB), TCBC Heládio Feitosa de Castro Filho ( Presidente do CBC), Eduardo Cunha ( Vereador e Presidente  interino da Câmara Municipal), ECBC Pietro Novellino ( Presidente da Academia Nacional de Medicina), Sidnei Ferreira ( Presidente do CREMERJ) e Jair de Carvalho e Castro ( representando o Governador do Estado do Rio de Janeiro).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Jair de Carvalho e Castro ( representante do Governador do Estado do Rio de Janeiro)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ECBC Pietro Novellino ( Presidente da ANM)

ECBC Pietro Novellino ( Presidente da ANM)

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

ECBC Guilherme Eurico Bastos Cunha

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sidnei Ferreira ( Presidente do CREMERJ)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

José Ramon Varela ( Presidente da SOMERJ)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O TCBC Eduardo Felippe

 

 

 

 

 

 

O TCBC Eduardo Felippe, irmão do autor da homenagem ao CBC, Jorge Felippe, lembrou em seu discurso a abrangência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em todo o país e a liderança em relação a todas as sociedades médicas, além dos serviços que a entidade oferece para o cirurgião brasileiro, como a educação médica continuada e a defesa profissional. “O CBC representa com muita dignidade o cirurgião brasileiro. Diversos expoentes da medicina nacional já pertenceram ao CBC nessa brilhante trajetória de 85 anos, sem esquecer que o ex-presidente Juscelino Kubitschek é Membro Honorário”.

O  médico e vereador Eduardo Cunha, que presidiu a solenidade, destacou a satisfação em homenagear uma das instituições mais importantes da medicina no país. “É com muito orgulho que entrego esta homenagem ao CBC. Nunca em meus melhores sonhos poderia imaginar que viveria um momento como este, não só como parlamentar mas principalmente como médico”.

Segundo o presidente do CBC, Heládio Feitosa de Castro Filho, o conceito que o CBC possui em todo o país e também internacionalmente, não foi um processo rápido e instantâneo, mas o resultado de uma trajetória construída em décadas por uma série de abnegados cirurgiões que estavam representados na solenidade pelos ex-presidentes Guilherme Eurico Bastos Cunha, Orlando Marques Vieira, Luis Guilherme Romano e Armando de Oliveira e Silva. “Eles representam o patrimônio, a pedra fundamental que sustenta o CBC.”

O Presidente do CBC também destacou o apoio às posições críticas dos representantes das sociedades médicas presentes, que discursaram anteriormente, sobre a crise no sistema de saúde, mas complementou que o principal é o investimento na educação. “Além do que já foi comentado aqui sobre a necessidade do aumento no investimento na saúde brasileira, complemento que é preciso também investir na edução. Com ela tudo será mais fácil. Teremos uma população mais consciente, que saberá cuidar melhor da sua saúde e de seus direitos”.

No agradecimento à Câmara Municipal, na presença do vereador Eduardo Cunha, o TCBC Heládio Feitosa colocou o CBC à disposição dos parlamentares para a elaboração de políticas públicas de saúde, mas assinalou que é fundamental o apoio ao projeto de carreira pública federal para os médicos.

 

Grupo de membros do CBC na abertura da cerimônia.

Grupo de membros do CBC na abertura da cerimônia.

NIT_9621 (Medium)

Grupo de membros do CBC, representantes de entidades médicas e palamentares na escadaria principal do Palácio Pedro Ernesto.