CBC comunica falecimento do ECBC Renam Tinoco

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões comunica, com pesar, o falecimento do ilustre cirurgião Renam Catharina Tinoco, membro Emérito do CBC, aos 79 anos, na cidade de Itaperuna, no Norte Fluminense,  cidade em que construiu a sua carreira de mais de 50 anos na Medicina.

Dedicou grande parte da sua carreira ao Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, hospital em que era Presidente e o transformou em referência para toda a região do Norte Fluminense.

Momento em que recebeu o diploma de Membro Emérito das mãos do ECBC Armando de Oliveira e Silva e do ECBC Edmundo Machado Ferraz, em 2008.

 

Renam Catharina Tinoco ingressou no CBC como Aspirante em  dezembro de 1968, passou a membro Titular em  julho de 1970 e Emérito em julho de 2008.

Ocupou o cargo de  Vice- Mestre da Regional Norte-Fluminense em diversas gestões. Em 2002 recebeu a láurea Homenagem do Núcleo Central.

Durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia realizado de 28/04 a 1/05/ 2017, em São Paulo, o CBC e o American College of Surgeons,  entregaram um placa com os seguintes dizeres: ” O verdadeiro cirurgião é forjado pela sua prática profissional, pela ética imaculada e por uma moral ilibada. Por sua vida dedicada a atender seus pacientes, minorar o sofrimento humano e por sua contribuição ao fortalecimento dos valores científicos e culturais que são o alicerce de nossas entidades”.