CBC faz parceria com o ACS para Segurança em Cirurgia

O objetivo é desenvolver adequados padrões brasileiros na área de Segurança e Qualidade.

Em outubro de 2018, durante o Congresso Clínico do American College of Surgeons (ACS) realizado em Boston ( EUA),foi firmado um protocolo de cooperação com o CBC após a reunião realizada com o diretor-executivo do ACS, David Hoyt e o diretor do Programa de Qualidade, Clifford Kof. O objetivo é utilizar a ampla experiência da instituição cirúrgica americana e desenvolver adequados padrões brasileiros na área de Segurança e Qualidade.

Além disso, o CBC obteve a permissão para a tradução do Programa de Qualidade do ACS, o Red Book, que será o guia para todos os cirurgiões no mundo inteiro.

A Comissão do CBC está preparando uma série de eventos como parte do programa do Congresso Brasileiro de Cirurgia, que será realizado em Brasília, em maio de 2019, onde serão discutidos vários assuntos relativos a este relevante e delicado tema.

“O Congresso contará com a participação de vários membros do ACS com ampla experiência no Programa de Qualidade, e esperamos que as discussões sejam profícuas e estimuladoras para despertar em nós este importante conceito que já é realidade em vários países no mundo com resultados auspiciosos de melhoria no atendimento a pacientes cirúrgicos”, como destacaram os membros  da Comissão de Segurança e Proteção do Paciente: TCBCs Alfredo Guarischi, Flávio Tomasichi, Heládio Feitosa, Maria. Isabel Correia, Pedro Portari e Ramiro Colleoni.