CBC organiza reunião com SBAIT, ACS e BCOT

Foram traçadas ações conjuntas para organizar o atendimento dos pacientes traumatizados.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões organizou, em sua sede, através da Comissão Permanente de Trauma, a primeira reunião com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Politraumatizado (SBAIT), o Capítulo Brasileiro do American College Of Surgeons (ACS), o Comitê de Trauma do ACS e o Comitê de Trauma Brasileiro (BCOT).  

O presidente do CBC, ECBC Savino Gasparini informa que foi elaborado  o planejamento e  traçadas também ações conjuntas para organizar o atendimento dos pacientes traumatizados, além do treinamento do atendimento, tratamento, prevenção e pesquisa. Dessa forma os   cirurgiões, residentes e estudantes poderão se organizar em todo o país com as diretrizes e orientação das entidades. O CBC a SBAIT e o BCOT, desenvolverão e assinarão os protocolos de ações conjuntas. “As entidades científicas ligadas ao Trauma deram um importante passo nesse primeiro encontro que permitiu convergir o que de melhor cada um tem realizado. O CBC, a casa do cirurgião, segue buscando a essência do trabalho cooperativo”, destacou o presidente do CBC. O presidente eleito da SBAIT e membro Titular do CBC, Tercio de Campos, foi um dos participantes.

Presidente da SBAIT, Tercio de Campos

Presidente do Comitê de Trauma do CBC, Sizenando Starling

O cirurgião Diogo Garcia, do Comitê de Trauma do ACS

 O presidente do CBC também representou o Capítulo Brasileiro do ACS, do qual é governador. Pelo Comitê de Trauma do CBC participaram o TCBC Sizenando Vieira Starling (Presidente) e os membros TCBC Helio Machado Vieira Junior, TCBC José Mauro da Silva Rodrigues (ex-presidente da SBAIT), TCBC Marcelo Augusto Ribeiro. Outros membros do Diretório Nacional também estiveram presentes, como o TCBC Alfredo Guarischi (Diretor de Comunicação e TI), TCBC Pedro Portari Filho (Tesoureiro-Geral) e TCBC Izio Kowes (Vice-Presidente do Setor IV).

Os cirurgiões Diogo Garcia e Cândice Mercio Vasconcelos, representaram o Comitê de Trauma do ACS.