CBC publica nova nota sobre o incêndio no Hospital Badim.

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões é uma entidade que, aos 90 anos de idade, mantem seu compromisso com a assistência e ensino. O atendimento das vítimas desse trágico acidente é mais uma prova da importância de protagonismo das novas lideranças.

Hélio Machado Vieira Jr, TCBC, presidente da Comissão Especial Permanente de Capacitação em Cirurgia Geral, viveu uma história inesquecível e que nos orgulha. Hélio sempre cuidou de muitos pacientes e dos amigos. Fiel escudeiro do querido Eduardo Kanaan, um ícone da cirurgia do trauma do Rio de Janeiro, juntamente com Evandro Freire, colocou na prática um planejamento que elaborou para a Copa do Mundo e Olimpíadas realizados no Rio.

Na noite de 12 de setembro de 2019 coordenou e cumpriu a risca o Plano de Atendimento de Múltiplas Vítimas do Hospital Israelita Albert Sabin, localizado próximo ao Hospital Badim.
Ao tomar conhecimento, no final da tarde de quinta-feira, da gravidade do incêndio determinou a reestruturação física e funcional do hospital, que se tornou um genuíno Centro de Trauma.
As 21:00 todas as cirurgias do dia seguinte já estavam canceladas, com cirurgiões e pacientes avisados.

O protocolo previa a interrupção de atendimentos ordinários de menor gravidade e readequação do espaço físico do hospital, com alocação e recebimento de parentes em espaço próprio e reservado; remanejamento de profissionais e aumento do número de médicos e enfermeiros, que voluntariamente viessem ao hospital.

Houve abertura de salas vermelhas, amarela e verde, além de preparação de sala de morgue. Todos os leitos da emergência receberam em tempo hábil monitores, ventiladores mecânicos e kits para intubação em sequencia rápida.

Esse hospital, com apenas 90 leitos, recebeu 37 vítimas em 3 horas, todos triados, acomodados. Até as 00:00 os pacientes com suspeita de inalação já haviam sido avaliados por broncoscopia e os com queimaduras de vias aéreas foram encaminhados para a UTI.

O setor de hotelaria se mobilizou para coletar dados dos pacientes e preencher as fichas de acordo com os protocolos internacionais de múltiplas vítimas. Psicólogos deram assistência integral aos parentes durante toda a noite.

Dois médicos foram escalados para fazer censos a cada 30 minutos e prestar esclarecimentos individuais às famílias, assim que todos estavam acomodados. Foi emocionante o empenho de todos os setores do hospital: Clínica Médica, Terapia Intensiva, Engenharia Clínica – fundamental para disponibilizar todos os respiradores e bombas infusoras necessárias – Almoxarifado, Setor de Imagem, Pneumologistas e Otorrinolaringologistas que vieram voluntariamente fazer os exames das vias aéreas superiores dos pacientes. Mas nada disso seria possível sem a dedicadíssima equipe de enfermagem.

O CBC conta com orgulho essa história, de mais um de seus membros fazendo a história do CBC.

Diretório Nacional do CBC