“Cirurgia do Aparelho Digestivo”, com o Prof. Luiz Augusto Carneiro (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (08/08) debateu o tema “Cirurgia do Aparelho Digestivo”, com a apresentação do Prof. Luiz Augusto Carneiro (SP). O TCBC Pedro Eder Portari Filho (RJ) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Ronaldo Mafia Cuenca (DF) e o TCBC Denis Pajecki (SP) participaram como debatedores.  

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 96º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação
O encontro on-line começou com a apresentação do Prof. Luiz Augusto Carneiro compartilhando alguns dados sobre a cirurgia do aparelho digestivo no Brasil. Por ter várias vertentes de atuação, o aparelho digestivo ocupa uma grande porcentagem das cirurgias realizadas no país. Em seguida, comentou sobre o tempo de formação e as diferentes especialidades existentes. Também acrescentou informações sobre o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e como essa sociedade tem contribuído na formação e no desenvolvimento da área. Para finalizar, o professor falou sobre as competências necessárias para profissionais da cirurgia digestiva e a importância do estudo contínuo.

O debate
A discussão começou com as observações do TCBC Ronaldo Cuenca (DF), ele falou sobre o trabalho realizado pelo CBC e pelo CBCD e como isso tem ajudado na formação de profissionais da cirurgia do aparelho digestivo. O TCBC Denis Pajecki levantou questões referentes à formação de alta complexidade e processos cirúrgicos que deveriam ou não entrar em desuso. Juntos, puderam debater e responder perguntas dos espectadores sobre a formação, o mercado de trabalho e o futuro da especialidade.