CIRURGIA EM FOCO – “Cirurgia de Cabeça e Pescoço – formação, mercado de trabalho e futuro da especialidade”, com o TCBC Marco Kulcsar (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (09/05) debateu o tema “Cirurgia de Cabeça e Pescoço – formação, mercado de trabalho e futuro da especialidade”, com a apresentação TCBC Marco Kulcsar (SP). O TCBC Pedro Portari (RJ) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a Dra. Fatima Matos (PE) e o Dr. Dorival Carlucci (SP) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 84º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação 

 

A palestra iniciou com a apresentação do Dr. Marco contextualizando a história da cirurgia de cabeça e pescoço no Brasil. Ao explicar como funciona a formação para se tornar um cirurgião dessa especialidade, o doutor também comentou sobre as possíveis áreas de sua atuação. Alguns quadros clínicos recorrentes foram comentados e discutidos, assim como a tecnologia necessária para a realização das cirurgias. Em sua conclusão, o TCBC esclareceu as dificuldades encontradas dentro da especialidade de cabeça e pescoço derivadas da interferência de fatores socioeconômicos envolvidos no tratamento. 

 

O debate

 

Após a abertura para discussão, a Dra. Fátima deu seu depoimento e opinião em relação à formação de cirurgia de cabeça e pescoço e a diferença de conhecimento entre cirurgiões e otorrinos. Em seguida, acrescentou que a especialidade é extremamente necessária, porém ainda é muito desvalorizada na rede pública, mesmo sendo uma etapa importante do aprendizado. O Dr. Carlucci somou ao debate comentários sobre os desafios técnicos existentes na área, como a necessidade da recorrência ao SUS na maioria dos pacientes ou a complexidade cirúrgica em cabeça e pescoço. Para finalizar, Carlucci comentou que apesar das dificuldades, a especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço é apaixonante e muito gratificante.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (16/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.