CIRURGIA EM FOCO – “Cirurgia Plástica: formação, mercado de trabalho e futuro da especialidade”, com a TCBC Lydia Masako Ferreira (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (13/06) debateu o tema “Cirurgia Plástica: formação, mercado de trabalho e futuro da especialidade”, com a apresentação da TCBC Lydia Masako Ferreira (SP). O TCBC Luiz Carlos Von Bahten (PR) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o Dr. Gustavo Stocchero (SP) e o Dr. Alexandre Piassi (SP) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 89º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

O webinar teve início com a Dra. Lydia Masako contextualizando a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dentro disso, com a formalização do órgão, a convidada trouxe informações de como funciona a carreira e a formação de um cirurgião plástico no Brasil. Detalhou, também, como é a estrutura curricular, as atividades de pesquisa e de desenvolvimento. Outro fator acrescentado pela doutora foi a importância da inovação dentro da cirurgia plástica: o aperfeiçoamento tecnológico, a atualização constante e o intercâmbio acadêmico melhoram a qualidade de processos e a atuação do cirurgião como um todo. Para concluir, Lydia compartilhou suas projeções e visões sobre o futuro da área, relacionando-as ao avanço tecnológico.

 

O debate 

 

A discussão teve início com as considerações do Dr. Gustavo Stocchero. Ele comentou, principalmente, sobre as duas facetas da cirurgia plástica: a por necessidade e a por “desejo”. O doutor ressaltou a necessidade do processo de cirurgia plástica em casos como queimaduras ou casos de reparação. O Dr. Alexandre Piassi acrescentou ao debate falando sobre as dificuldades existentes na área, como a falta de pesquisa e incentivo no país para cirurgias reparadoras. Os participantes presentes também comentaram sobre a carreira do cirurgião plástico e colocaram em questão alguns pontos sobre a duração da formação, por exemplo. Para concluir, dão suas considerações finais e algumas palavras a quem se interessa e quer seguir na especialidade.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (20/06). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.