CIRURGIA EM FOCO – “Desfechos cirúrgicos da cirurgia robótica hepato-pancreato-biliar”, com o Dr. John B. Martinie (EUA)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (25/07) debateu o tema “Desfechos cirúrgicos da cirurgia robótica hepato-pancreato-biliar”, com a apresentação do Dr. John B. Martinie (EUA). O TCBC Raphael Araújo (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Antônio Kalil (RS) participou como debatedor. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 94º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O webinar começou com a apresentação do Dr. John Martinie trazendo alguns dados sobre as cirurgias hepato-pancreato-biliar relacionando-as ao uso da robótica como auxílio a esses procedimentos. Em seguida, o doutor compartilhou sobre quando a robótica começou a entrar na área médica e em sua carreira. A evolução tecnológica, junto à experiência adquirida por profissionais da cirurgia permitiu que a robótica tomasse parte da maioria dos casos hepato-pancreato-biliar. Alguns dados foram apresentados comparando os resultados entre a cirurgia manual e a robótica. Para finalizar, o palestrante acrescentou suas visões sobre o futuro da cirurgia robótica hepato-pancreato-biliar. 

 

O debate

A discussão começou com as considerações do Dr. Antonio Kalil. Ele comentou sobre o cenário da cirurgia robótica no Brasil e trouxe à conversa o debate sobre o processo de aprendizado da cirurgia robótica. Os convidados presentes puderam debater suas diferentes experiências e que a curva de aprendizado para cirurgia robótica hepato-pancreato-biliar pode ser bem grande dependendo da quantidade de cirurgias realizadas pelo profissional ou algum centro de ensino. O moderador Raphael Araújo também compartilhou sobre seu início de carreira com a robótica e compartilhou sua visão sobre o futuro da cirurgia robótica no Brasil. Os participantes finalizaram trazendo a importância de se questionar sobre o próprio conhecimento antes de realizar alguma cirurgia robótica, sempre.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (01/08). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.