CIRURGIA EM FOCO – “Design Thinking: conceito e aplicações na educação médica”, com o Dr. Roney Fechine (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (18/07) debateu o tema “Design Thinking: conceito e aplicações na educação médica”, com a apresentação do Dr. Roney Fechine (SP). O TCBC Gerson Alves (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a ECBC Maria de Lourdes Biondo (PR) e a Dra. Rosa Malena Delbone (MG) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 94º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O encontro on-line teve início com a apresentação do Dr. Roney explicando um pouco sobre o conceito do design em si. Em suma, defendeu que o design é muito mais sobre criar soluções com o intuito de resolver as “dores” de usuários e não deve ser ligado somente a produtos ou peças gráficas bonitas e estilosas. Em seguida, definiu o Design Thinking: um método que visa encontrar os problemas e criar soluções. Por fim, explicou e definiu as etapas deste processo e trouxe exemplos dentro da área médica onde o design (e o design thinking) se fizeram presentes. 

 

O debate

A discussão começou com as considerações da Dra. Rosa Malena. Ela reforçou a importância e usabilidade do método, principalmente, na área de ensino. Acrescentou a viabilidade do Design Thinking como uma das formas de estimular a aprendizagem e a inovação. A ECBC Maria de Lourdes compartilhou sua experiência de ensino cirúrgico e comentou sobre as principais inovações que vieram tanto para melhorar a qualidade profissional dos médicos como o bem-estar de pacientes. Para concluir, puderam debater em conjunto algumas questões do aprendizado médico e como melhorar seus processos.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (25/07). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.