CIRURGIA EM FOCO – “Dicas e truques da hemorroidectomia” com a TCBC Angelita Habr-Gama (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (01/08) debateu o tema “Dicas e truques da hemorroidectomia”, com a apresentação da TCBC Angelita Habr-Gama (SP). O TCBC Elias Ilias (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Carlos Walter Sobrado (SP) e o TCBC Carlos Frederico Sparapan Marques (SP) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 95º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

A apresentação

O encontro on-line começou com a apresentação da Dra. Angelita contextualizando um pouco sobre a doença hemorroidária e o perfil geral de pacientes com esse quadro clínico. Ela também falou sobre os graus da doença e os tratamentos indicados para cada um deles. Em relação ao tratamento cirúrgico, indicado em casos mais graves da doença, a doutora e professora explicou o passo a passo dos procedimentos mais utilizados nesse tipo de tratamento. Dentro disso, a Dra. Angelita pôde explicar as técnicas necessárias para a realização do procedimento cirúrgico e finalizou falando sobre os principais sintomas da doença. 

 

O debate 

A discussão começou com uma pergunta vinda da moderação do encontro em relação às complicações que podem ocorrer na cirurgia hemorroidária. Os participantes, junto à doutora, puderam compartilhar suas experiências na área dos diferentes casos em que trabalharam. Também puderam discutir sobre a necessidade de alguns procedimentos que eram feitos no passado e que hoje em dia já não são tão necessários. O Dr. Carlos Sobrado explicou explicando um pouco sobre a parte anestésica desse tipo de cirurgia. Os participantes finalizaram a discussão debatendo sobre o nível de dor gerado nos pacientes que têm doença hemorroidária.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (08/08). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.