CIRURGIA EM FOCO – “Iniciativa Compliance na formação do Profissional de Saúde”, com a Dra. Ana Maria Malik (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (20/06) debateu o tema “Iniciativa Compliance na formação do Profissional de Saúde”, com a apresentação da Dra. Ana Maria Malik (SP). O TCBC Ramiro Corleoni (SP) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Luiz Carlos Von Bahten (PR) participou como debatedor. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 90º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

O webinar teve início com a Dra. Ana Maria explicando sobre os objetivos da iniciativa em que participa. Em suma, a ideia é disseminar integridade, transparência e anular a corrupção dentro da profissão médica. Em seus estudos, mapeou e comparou o ensino de conceitos como ética e compliance no Brasil e em outros países. Concluiu-se, então, que há uma falta da discussão sobre o tema e, dentro disso, apresentou mais algumas análises de suas pesquisas feitas. Para finalizar, a Dra. ressaltou a importância da abertura da discussão como o primeiro passo para uma medicina mais idônea. 

 

A discussão

 

Após a apresentação, o debatedor TCBC Luiz Carlos Von Bahten comentou sobre o código de ética e acrescentou a importância de se olhar para conflitos de interesse dentro da área médica, situações que estimulam algum tipo de prejuízo ou benefício para profissionais baseadas em intenções políticas ou religiosas, por exemplo. A Dra. Malik compartilhou algumas de suas experiências e falou que, apesar das leis, o protocolo para situações que envolvem a ética ainda não é bem estabelecido. O TCBC Ramiro Corleoni trouxe as perguntas do público e os participantes finalizaram a discussão respondendo às questões trazidas pelos espectadores presentes.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (27/06). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.