CIRURGIA EM FOCO – “Manejo e conduta no trauma hepático”, com o TCBC Carlos Roberto Naufel Junior (PR)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (29/08) debateu o tema “Manejo e conduta no trauma hepático”, com a apresentação do TCBC Carlos Roberto Naufel Junior (PR). O TCBC Adonis Nasr (PR) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Fabio de Carvalho (PR) e o TCBC Guilherme A. Coelho (PR) participaram como debatedores.

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 100º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=tx96ijC6mFg

A apresentação

O webinar teve início com a contextualização geral do TCBC Carlos Naufel Junior (PR) sobre o fígado e sua anatomia, assim como o perfil de pacientes de trauma hepático no Brasil. Em seguida, o doutor trouxe as diferentes classificações e categorias utilizadas para denominar os diferentes níveis de trauma. Posteriormente, a conduta utilizada para o tratamento do trauma hepático foi explicada e detalhada pelo Dr. Carlos. Por fim, o palestrante explicou sobre as técnicas de manejo, tanto cirúrgicos quanto não cirúrgicos, para o trauma no fígado. 

Para incitar o debate, a dinâmica trazida foi um estudo de caso, apresentado pelo TCBC Guilherme A. Coelho (PR). Ele trouxe dados gerais, diagnóstico e queixas do paciente. Após isso, detalhou tanto o processo cirúrgico utilizado quanto a evolução do caso até sua conclusão. Para finalizar, o doutor explicou sua tomada de decisões no tratamento e abriu a conversa para discussão. 

 

A discussão

O debate começou com uma pergunta do público sobre o caso apresentado pelo Dr. Guilherme. Juntos, puderam discutir sobre a importância dos exames laboratoriais e sobre alternativas para que se possa atuar sem eles. O Dr. Guilherme trouxe sua visão em relação à redução de danos e os procedimentos utilizados no caso apresentado. O TCBC Fabio de Carvalho respondeu sobre a transição e a necessidade de um tratamento operatório, ou não, em certos casos. Por fim, os participantes comentaram sobre alguns procedimentos no tratamento hepático e debateram sobre utilização, custo e função de cada técnica.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (05/09). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.