CIRURGIA EM FOCO – “O cirurgião no interior: vantagens e desvantagens”, com o TCBC Erasmo Guterres (RS)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (02/05) debateu o tema “O cirurgião no interior: vantagens e desvantagens”, com a fala do TCBC Erasmo Guterres (RS). O TCBC Luiz Vianna (BA) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Sidney Chalub (AM) e o TCBC Roclides Castro de Lima (MA) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 83º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

A palestra teve início com o Dr. Erasmo apresentando um pouco da sua biografia, sua história com a medicina e como foi parar em Alegrete. Em sua trajetória, começou contando sobre as dificuldades de trabalhar no interior devido, muitas vezes, à falta de recursos ou de profissionais. Nesse sentido, o doutor fez uma comparação entre a qualidade médica urbana e a do interior, apontando as lacunas que a medicina do interior precisa preencher. Em contrapartida, várias vantagens e benefícios foram mostrados a partir de sua própria experiência em Alegrete. Após isso, questionamentos sobre as experiências dos outros participantes foram feitos e, assim, iniciou-se o debate. 

 

O debate

 

A discussão começou com a indagação sobre a região norte e nordeste e em como a medicina se qualifica por lá. A resposta veio com o TCBC Sidney Chalub contando um pouco da sua vivência no Amazonas. Roclides, no Maranhão, em muito contato com as cidades do interior, acrescentou que as dificuldades são muitas. Porém, explicou que conta com vários projetos em andamento que visam o progresso da medicina em seu estado. Para concluir, o grupo respondeu algumas perguntas do público e reforçou a importância de se debater o tema, a fim de se conseguir levar uma boa medicina a todas as pessoas. 

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (09/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.