CIRURGIA EM FOCO – “Pancreatite Aguda Biliar: como e quando operar?”, com o TCBC Marcelo Gonçalves (PB)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (04/07) debateu o tema “Pancreatite Aguda Biliar: como e quando operar?”, com a apresentação do TCBC Marcelo Gonçalves (PB). O TCBC Marcelo Riquei (PB) foi o moderador do encontro on-line, enquanto o TCBC Zailton Lima Júnior (PB) e o Dr. Antonio Coutinho Madruga Neto participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 91º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

O encontro on-line teve início com a apresentação do TCBC Marcelo Gonçalves. Primeiro, contextualizou um pouco sobre como o diagnóstico da pancreatite aguda biliar é feito. Também trouxe dados como o perfil geral do paciente e a taxa de mortalidade causada pela doença, por exemplo. Em seguida, explicou como é feito o tratamento inicial ao mesmo tempo em que trouxe algumas reflexões acerca de paradigmas da especialidade, como o jejum ou algumas drogas profiláticas. Após isso, detalhou as etapas de tratamento da pancreatite aguda biliar apresentando um caso clínico. Para finalizar, o doutor apresentou as principais características da cirurgia e suas complicações e ações a serem feitas. 

 

O debate 

O início da discussão foi marcado pelas considerações do Dr. Antonio Madruga à apresentação feita. Ele ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar em casos de pancreatite e compartilhou um pouco da sua experiência como endoscopista. O TCBC Zailton Lima Júnior acrescentou ao debate falando sobre algumas dificuldades da área e o uso de técnicas menos invasivas no tratamento da doença.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (11/07). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.