CIRURGIA EM FOCO – “Táticas no trauma pancreático complexo”, com o TCBC Alberto Buge Stein (ES) e o Dr. Lucas Barcelos Denadai (ES)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (30/05) debateu o tema “Táticas no trauma pancreático complexo”, com apresentações do TCBC Alberto Stein (ES) e o Dr. Lucas Barcelos (ES). O TCBC Doglas Gobbi Marchesi (ES) foi o moderador do encontro online, enquanto o TCBC Fernando Bermudes (ES) participou como debatedor. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 87º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

O webinar teve início com a apresentação do TCBC Alberto Stein contextualizando sobre a frequência e principais origens do trauma pancreático no Brasil. Em seguida, ele traçou um panorama geral sobre as classificações de acordo com a gravidade de cada quadro clínico. A complexidade da cirurgia pancreática se dá justamente pela localização do órgão e fragilidade das estruturas envolvidas. Dentro do contexto, ele exemplificou as manobras fundamentais para que se consiga acessar o pâncreas. Para concluir, o doutor trouxe algumas estratégias cirúrgicas da área e fez suas considerações finais. 

 

O debate

 

A discussão dessa edição foi feita em cima de um relato de caso apresentado e trabalhado pelo Dr. Lucas Barcelos Denadai. Após explicar o prontuário inicial, os participantes foram debatendo em conjunto os procedimentos e estratégias tomadas no caso. O TCBC Doglas Marchesi, que também participou do caso, ajudou a contextualizar todo o cenário envolvido nessa cirurgia. O TCBC Fernando Bermudes também trouxe algumas reflexões importantes e puderam dar seus respectivos pontos de vista a respeito do caso. O debate finalizou com a apresentação dos resultados de todo o processo cirúrgico.

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (30/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.