Cirurgia em Foco – “Título de especialista, áreas de atuação e certificados de habilitação: onde estamos e para onde vamos?”, com Dr. César Eduardo Fernandes (SP)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (14/03) debateu o tema “Título de especialista, áreas de atuação e certificados de habilitação: onde estamos e para onde vamos?”, com a apresentação do Prof. Dr. César Eduardo Fernandes (SP). O TCBC Luiz Carlos Von Bahten (PR) foi o moderador do encontro on-line, juntamente ao Dr. Jurandir Ribas (SP) e o Dr. José Eduardo Lutaif Dolci (SP), que participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 76º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação 

 

A palestra teve início com a indagação do Dr. César Eduardo Fernandes sobre a função da prática médica. Dentro disso, ele resume que a maior preocupação e qualquer debate dentro da área da medicina deve ter em vista o bem-estar e a saúde dos pacientes. Justamente por esse motivo é necessária a padronização e a modernização de testes de qualificação dentro da área médica, especificamente, na residência. 

 

Por meio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o também presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), Dr. Carlos,  explica como implantaram as avaliações às sociedades de especialidade como forma de legitimar as variadas áreas de atuação especializadas que se têm na prática médica. 

 

O Debate


A discussão envolveu, principalmente, a ação judicial feita pelo CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) contra a AMB e seu novo método de certificação de habilitação. Os debatedores, junto ao palestrante, emitiram sua opinião frente ao tópico, construindo seus argumentos de forma a explicar conceitos mal-entendidos em relação aos motivos da AMB ter criado esse sistema de avaliação.

 

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (21/03). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.