CIRURGIA EM FOCO – “Tratamento cirúrgico das metástases hepáticas do câncer colorretal”, com o TCBC Claudemiro Quireze Junior (GO)

O Cirurgia em Foco da última segunda-feira (25/04) debateu o tema “Tratamento cirúrgico das metástases hepáticas do câncer colorretal”, com a apresentação do TCBC Claudemiro Quireze Junior (GO). O TCBC Vicente Guerra Filho (GO) foi o moderador do encontro on-line, enquanto a TCBC Dra. Lanuscia Morais de Santana (GO) e o TCBC Edmond Raymond Le Campion (GO) participaram como debatedores. 

Quer assistir a tudo o que foi debatido no 82º Webinar CBC? A íntegra do evento está disponível no nosso canal no YouTube.

 

A apresentação

 

O encontro on-line teve início com a contextualização do cenário do câncer colorretal em Goiás e no Brasil. Dados como porcentagem de sobrevida, taxa de sucesso de cirurgias e outros fatores relacionados foram apresentados também. Claudemiro apresentou um estudo que assistiu ao explicar alguns passos, processos e tratamentos dentro do tema de metástase hepática do câncer colorretal. Alguns estudos de caso desta área oncológica foram expostos a fim de demonstrar as possíveis variáveis nesse quadro clínico. Por fim, o doutor demonstrou resultados de uma pesquisa que ele orientou e trouxe reflexões sobre métodos ablativos e perspectivas futuras dentro da área cirúrgica para esses casos.

 

O debate

 

A discussão começou com o TCBC Edmond falando um pouco sobre a falta de evidências clínicas e acadêmicas para cirurgias no fígado. Em seguida, explicou sobre a importância de se refletir, em cooperação multidisciplinar, quanto ao impacto da intervenção médica cirúrgica e quanto ela influencia a taxa de sobrevida do paciente. A TCBC Dra. Lanuscia também apresentou alguns casos em que participou e os debatedores, junto ao apresentador e moderador, puderam discutir sobre possibilidades do que fazer dentro do quadro clínico.  

—-

O próximo Cirurgia em Foco será transmitido às 19h da próxima segunda-feira (02/05). Quer receber avisos sobre todas as nossas lives? Inscreva-se no canal do CBC no YouTube e assine as notificações.